
Com a presença do prefeito Mário Marcus e do vice, Dr. Marco Antônio, e o comparecimento de colegas da Casa do Teatro e funcionários da Secretaria da Cultura, além de familiares e amigos, Geraldo Lafayette reassumiu formalmente o mandato de vereador em sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal na noite desta terça-feira (03/03). Seu trabalho como gestor cultural foi bastante elogiado e recebeu aplausos. Mário Marcus fez uso da palavra e agradeceu a Geraldo pelos quase três anos de colaboração à frente da pasta da Cultura.

Em seu discurso de retorno, Geraldo Lafayette reconheceu as dificuldades e limitações que precisou enfrentar na gestão da cultura local. Disse que, em tempos de escassez de recursos no país, em que a recomendação geral foi conter gastos e a cultura foi deixada à margem, Conselheiro Lafaiete dispensou tratamento digno ao setor. Como principal característica do período em que esteve secretário, Geraldo ressaltou a abertura para receber os agentes e representantes de entidades culturais, oferecer-lhes incentivo, ouvir suas demandas e lutar ao lado deles pela viabilização do que era possível realizar.
Geraldo Lafayette afirmou, ainda, que sua passagem pela Secretaria da Cultura deixa legados importantes, como o reforço a preservação do patrimônio histórico e artístico municipal. Como exemplos, citou a disponibilidade do Solar do Barão de Suaçuí para a realização de reuniões, exposições e eventos, a recuperação da estação ferroviária e do coreto da praça Tiradentes: “Os funcionários da Cultura se desdobraram para fazer acontecer o que nos foi permitido realizar com tão poucos recursos. Nunca pagamos uma hora extra sequer por tantos fins de semana, noites e feriados trabalhados. Temos consciência de que não fizemos tudo; foi pouco diante do muito que desejávamos fazer, mas posso garantir que fizemos o melhor possível com o mínimo de recursos que cabe ao setor cultural num país como o nosso”.
Críticas

O ex-secretário reservou parte do discurso para responder a críticas difundidas nas redes sociais, daqueles que o chamaram de traidor e covarde quando se licenciou do recém-conquistado mandato de vereador para assumir a pasta da Cultura: “Discordo daqueles que nunca tiveram a hombridade e o caráter de me procurar pessoalmente para o debate ou fazer sugestões e críticas; ao contrário, optaram por bradar em vídeos e postagens me acusando de traição e covardia. Tenho a convicção de que não traí o voto de meus eleitores e muito menos me acovardei diante de tantos desafios. Fui para a secretaria legitimado pelo voto de cada um que, me conhecendo, sabia do meu amor pela cultura”, desabafou o ex-secretário.
Reinvestido na condição de membro do Legislativo, o vereador Geraldo Lafayette concluiu sua fala reiterando o compromisso de continuar trabalhando em prol da população lafaietense.
Novo secretário

Durante seu pronunciamento o prefeito Mário Marcus anunciou formalmente que Rafael Lana, secretário de Desenvolvimento Econômico passa a acumular também as funções de secretário de Cultura, como o Fato Real havia adiantado em primeira mão na semana passada. Lana esteve presente à sessão prestigiando seu antecessor.