
Este sábado, 29 de fevereiro, será o último dia oficial de Geraldo Lafayette à frente da Secretaria Municipal de Cultura. Na próxima segunda-feira, 02/03 ele reassume o mandato na Câmara de Vereadores, para o qual foi eleito em 2016 e do qual esteve licenciado nos últimos 34 meses para exercer as funções na secretaria.
Geraldo explicou que retorna ao Legislativo de Conselheiro Lafaiete para cumprir uma determinação legal, caso queira concorrer novamente nas próximas eleições: “Preciso cumprir os trâmites regimentais, que me obrigam a reassumir a cadeira de vereador, caso pretenda me candidatar novamente. É uma decisão que ainda não tomei; mas, se não voltar à Câmara neste momento, não poderei fazê-lo mais adiante”.

Geraldo Lafayette afirmou que nada muda no seu regresso à Câmara, pois já representava os interesses do povo enquanto secretário municipal de Cultura. Ele disse que, como legislador, continuará defendendo os artistas, realizadores de eventos e aqueles que lutam em prol da cultura e arte lafaietenses. Salientou ainda que, na condição de vereador, permanecerá colaborando com o prefeito Mário Marcus em todas as questões relacionadas à área cultural.
Alegando tratar-se de decisão que compete exclusivamente ao chefe do Executivo, Geraldo preferiu não arriscar um palpite sobre quem irá sucedê-lo no comando da Secretaria de Cultura. Geraldo Lafayette se diz disposto a continuar contribuindo com a administração municipal, no setor cultural.
Substituto
Geraldo Lafayette optou por não citar nome do seu sucessor. “Isso cabe ao prefeito”, disse. O Fato Real solicitou esta informação à prefeitura, mas não teve resposta sobre um nome. Extraoficialmente, o Fato Real apurou que cogita-se que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Lana, assuma oficialmente as funções burocráticas da Cultura.
Terça-feira
Geraldo Lafayette convidou os lafaietenses a acompanharem sua volta ao Legislativo: “Convido a todos para que venham à próxima reunião da Câmara, quando estarei conversando com os vereadores e o público presente sobre meu regresso. Falarei um pouco sobre o trabalho que fiz na Secretaria de Cultura nestes 34 meses e retomarei formalmente minha função como representante do povo”, declarou o secretário da Cultura às vésperas de desincompatibilizar-se do cargo.
A sessão da Câmara coma presença de Geraldo Lafayette como vereador ocorre na terça-feira 03-03 às 19h30.