
Integrantes da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete fizeram na semana passada uma visita ao local onde temporariamente está funcionando a creche municipal Dona Glorinha, no bairro Museu.![]()
Na sessão de 18/02 o vereador Pedro Américo afirmou ter recebido denúncias de que o imóvel não reúne os requisitos indispensáveis para o conforto e segurança das 70 crianças matriculadas no educandário. Segundo o vereador a casa alugada pelo município representa risco para os alunos: o lavatório de um dos banheiros está quase solto e ameaça cair, muitas janelas estão sem vidros e as funcionárias são obrigadas a tapar os vãos com sacos plásticos quando chove e os cômodos, pequenos e sem portas, são inadequados para acomodar as crianças. Pedrinho solicitou ao órgão competente do município que faça, o quanto antes, uma inspeção do imóvel, mediante as reclamações apresentadas.
Visita
![]()
Diante da preocupação manifestada por Pedro Américo, o presidente da Câmara, João Paulo Resende (DEM) solicitou imediatamente que os membros da Comissão de Educação do Legislativo visitassem o local.
Na tribuna da “Palavra Franca”, João Paulo relatou no dia 19/02 a visita feita por ele e os colegas Carla Sássi, André Menezes e Pedro Américo às instalações provisórias da creche Dona Glorinha, no bairro Museu. O prédio original do educandário, que pertence ao município, se encontra em reforma para ser equipado com itens de acessibilidade.
![]()
Confirmando denúncia feita pelo vereador Pedrinho na sessão anterior, o presidente da Câmara admitiu que, de fato, o imóvel alugado está com algumas janelas sem vidros e a pia de um dos lavatórios desparafusada. Imediatamente, foram solicitadas providências à prefeitura para reforçar a segurança das crianças, incluindo a colocação de telas nas janelas.
AVCB
Ainda na linha de preocupação com a segurança nas creches municipais, o vereador Pedro Américo apresentou requerimento para que seja encaminhado expediente ao Secretário Municipal de Educação, solicitando que informe a relação de creches que possuem Alvará Sanitário e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e encaminhe cópia dos mesmos assim como informe quais as providências estão sendo tomadas para regularizar a situação daquelas que ainda não possuem os devidos documentos.
A prefeitura de Lafaiete exige o AVCB para liberação de alvarás de funcionamento de empresas. O requerimento está na pauta para 1ª e única discussão e votação na sessão da terça-feira 03/03.
Leia também: Lentidão na liberação de alvarás compromete abertura de empresas em Lafaiete