A Beija-Flor de Nilópolis, campeã oito vezes do Carnaval carioca encerrou o Carnafolia 2020 de Congonhas, com um show que lotou e sacudiu o Palco Quarteirão do Samba. Além de sambas-enredo da escola, o intérprete Bacana e a bateria nota 10 do Carnaval Carioca ofereceram ao público o melhor repertório que já passou pela Marquês de Sapucaí e outros sucessos da MPB.
Durante cinco dias, congonhenses e turistas brincaram o Carnaval mais cedo, já que as atrações começavam às 14h30 e se encerravam à meia noite. O que concorreu para a maior segurança das pessoas. Segundo a Polícia Militar, foram registradas poucas e insignificantes ocorrências no período. Pelos dois postos de saúde e o de atendimento a casos relacionados à criança e ao adolescente também não passaram casos graves.
Novidade, o Circuito do Samba e Pagode foi idealizado pela Comissão Organizadora do Carnafolia 2020 para atrair os foliões mais cedo para a festa, que, assim, terminou mais cedo e fez cair o índice de violência da festa em Congonhas, que teve um grande público durante todo o Carnaval.
“Criamos o Circuito do Samba e Pagode para que as famílias tivessem atração durante o dia. Deu certo, tanto que as pessoas chegavam até a gente para dizer que a antecipação está aprovada. Nós o lançamos para que novos circuitos surjam, artistas e foliões não faltam. Isto está fazendo com que as pessoas se concentrem em suas ruas, o que acontece em BH durante o ano, até que chega o Carnaval e eles vão para a avenida. Em Congonhas, o Bloco das Raimundas se concentrou na Praia e na segunda foi a vez o Bloquinho da Ladeira. É isto que sempre incentivamos. Assim vai mudando para ainda melhor o Carnaval de Congonhas”, considera a secretária de Cultura da Prefeitura de Congonhas, Míriam Palhares. Outra novidade do Carnafolia 2020 foi a decoração da av. JK, praça JK e Quarteirão Aço Minas, palcos e os pontos do Circuito Samba e Pagode.
Como acontece todo ano, o Carnafolia 2020 prestigiou músicos de Congonhas. As atrações congonhenses compuseram a grade de apresentações, entre bandas e DJs. Axé, samba, pagode e as tradicionais marchinhas carnavalescas são alguns dos ritmos que passaram pelo Palco Marechal e pelo Quarteirão do Samba nestes dias de festa.
Participaram do Carnafolia as bandas congonhenses Alphalux, Jean Lucas, Via de Fato, Manu Cândido, Soul do Bem, Beisamba, Radicais do Samba, Sambatucada, Show do Pirulito, Cadência do Samba, Junto e Misturado, Deise Lucci, Banda Bom Jesus e Samba de Casa.