O Prefeito Mário Marcus em nome do município de Conselheiro Lafaiete comunicou nesta sexta-feira, 21/02, que a partir da folha de pagamento de fevereiro de 2020 será pago o Adicional de Insalubridade e Periculosidade aos servidores municipais que têm o direito ao benefício de acordo com laudo técnico das condições ambientais do trabalho, elaborado pelo engenheiro de segurança, Luciano José Vieira Franco.
Dentre as categorias beneficiadas estão os Auxiliares de Serviços Educacionais, na área da Educação; e os Agentes de Combate a Endemias, no setor de Saúde com o Adicional de insalubridade. E os Guardas Municipais e Agentes de Trânsito com o Adicional de Periculosidade, além de outros servidores de várias categorias que não eram contempladas com os benefícios.
O prefeito considera esta mais uma ação em prol do servidor municipal. Ele ressalta que tem se empenhado para cumprir com os compromissos com o servidor, principalmente mantendo o pagamento em dia, além de buscar formas de valorização e garantia de direitos comprovando o respeito da administração municipal pela categoria. “O atendimento desta demanda visa atender os anseios dos servidores, reivindicação do Sindicato dos Servidores Municipais e solicitação de vereadores”, concluiu o prefeito Mário Marcus.
Uma luta

Esta é uma reivindicação antiga dos servidores da prefeitura de Lafaiete. No último dia 11/02 a Câmara Municipal aprovou requerimento do vereador Pedro Américo (PT) que solicitava informações ao Executivo sobre o adicional de insalubridade e periculosidade que deveria estar sendo pago a algumas categorias do serviço público municipal. O requerimento rendeu uma longa discussão sobre o tema. No plenário da Câmara servidores públicos, principalmente da área da saúde e membros da Guarda Municipal, acompanharam a discussão e ao final a aprovação do requerimento proposto. Na ocasião alguns vereadores aconselharam os servidores recorrerem à Justiça para receber o que têm direito.
Leia também: Vereadores aconselham servidores a acionar a Justiça para receber diretos trabalhistas da prefeitura de Lafaiete