
Entra oficialmente em cartaz nesta sexta-feira (31/01) o filme “Trindade”, do diretor Rodrigo Meireles e inteiramente produzido por uma equipe de criadores lafaietenses. A estreia acontece às 16h30, na cinetenda do Festival de Cinema de Tiradentes, um dos eventos mais conceituados da sétima arte brasileira.

O documentário é a parte final da trilogia criada por Rodrigo Meireles sobre personagens populares em Conselheiro Lafaiete. Em entrevista ao “Jornal Falado Carijós”, o cineasta falou da personagem que inspirou e se tornou protagonista do filme: “Trindade, personagem título do nosso filme, mora no bairro Cachoeira. A gente conta a história de vida dessa mulher, que superou o alcoolismo e outras situações nada fáceis. A história dela é muito inspiradora e gerou um filme forte e poderoso”.
Como ressalta o diretor Rodrigo Meireles, “Trindade” é uma produção independente viabilizada por um grupo de lafaietenses ligados a variadas manifestações artísticas; cada qual contribuiu como podia para o sonho acontecer: “A ideia do filme foi proposta pela Ana Paula Rodrigues Pereira, uma apaixonada pelas coisas da cidade; ela entrou em contato comigo e me apresentou a Trindade, a quem eu não conhecia até então. O Jofre Faria, outro cineasta lafaietense, trabalhou comigo na produção, que teve também a participação do Guilherme Augusto (Soneca). Bárbara Goulart foi a assistente de direção, enquanto Iara Gomes e Ricardo cuidaram da assistência de produção. Tivemos Leonardo Meireles e Nilson Meireles fazendo a produção executiva e o músico Márcio Zaum fez a sonorização. É um filme independente; feito na raça e sem grana, mas com muita vontade”.
Expectativa

Rodrigo Meireles também comentou a expectativa de estrear em uma mostra de tamanha envergadura como a de Tiradentes: “Este festival contribuiu muito pra minha formação porque, como apaixonado por cinema, o frequento há mais de 10 anos. Como esta mostra abre o calendário do cinema brasileiro, estrear aqui vai dar visibilidade ao filme para que ele possa correr o país inteiro e, talvez, chegar ao exterior. O bom é que estamos perto de casa. Será uma sessão muito especial porque a própria Trindade vai estar presente, assim como minha família e alguns amigos que virão de Lafaiete. Por isso nossa expectativa é das mais positivas”.
