
As fortes chuvas dos últimos dias não tiveram nenhum impacto sobre as barragens do Complexo Casa de Pedra, em Congonhas. Pelo menos, é o que assegura a Companhia Siderúrgica Nacional em nota distribuída à imprensa no começo da tarde desta quinta-feira (30/01).

De acordo com informação divulgada pela CSN Mineração, a Defesa Civil Municipal de Congonhas fez vistoria na barragem na última semana, quando constatou que a estrutura é estável e está preparada para suportar grandes volumes de chuvas. Segundo a empresa, a barragem foi projetada para aguentar o que é conhecido tecnicamente como chuva de dez mil anos, com volume atípico e muito superior ao das precipitações dos últimos dias.
Além disso, a CSN Mineração diz que faz o constante monitoramento das estruturas, usando para isso 329 equipamentos que incluem a utilização de drones. Por fim, a nota lembra que Casa de Pedra foi construída pelo método a jusante, considerado mais seguro, já que a base da barragem se apoia em terreno natural (sólido).
A CSN Mineração conclui a nota afirmando que cumpre todos os requisitos legais estabelecidos pela Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e demais legislações vigentes no Brasil. A empresa dispõe de laudos que atestam a estabilidade estrutural do Complexo Casa de Pedra, o mais recente deles emitido por uma empresa independente em setembro do ano passado.
