Depois do temporal da noite passada, moradores de vários bairros de Conselheiro Lafaiete registram problemas com o abastecimento de água nesta quarta-feira 29/01. Agora pela manhã moradores dos bairros Progresso, Resende, JK, São Lucas, Rochedo, São João, Cachoeira, Morada do Sol, e centro relatam que estão sem água.
Recursos
O Governo de Minas Gerais anunciou medidas destinadas a diminuir os estragos causados pelas chuvas. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social iniciou o pagamento antecipado das parcelas referentes a janeiro, fevereiro e março do Piso Mineiro de Assistência Social Fixo a 101 cidades afetadas pelo mau tempo. Um total de 3 milhões e 400 mil reais será repassado aos municípios que tiveram situação de emergência declarada pelo Estado.
Em mensagem dirigida especialmente à população do Alto Paraopeba, Marconi Braga, diretor-geral do Tribunal de Contas de Minas Gerais, em entrevista à Rádio Carijós, informou a criação pelo órgão de um guia básico destinado a orientar os prefeitos, secretários e servidores públicos municipais sobre como agir em situações de emergência e estado de calamidade pública.
Uma das principais ações recomendadas é que cada equipe administrativa faça o levantamento das necessidades que requeiram atendimento imediato e cuidem para que as contratações, nestes casos específicos, ocorram sempre com dispensa de licitação. Ainda de acordo com a cartilha, estes municípios poderão fazer a contratação de pessoal por tempo determinado para atendimento à necessidade excepcional de interesse público.
