
O público que nesta segunda-feira acompanhou a estreia de mais uma promissora novela escrita para a faixa das sete da noite da Rede Globo de Televisão, ganhou como atração bônus o prazer de ouvir a canção “Caminhos”, tema composto e interpretado pela banda Scarceus embalando uma romântica cena de pedido de casamento debaixo de chuva entre a personagem Kyra (Vitória Strada) e Rafael (Bruno Ferrari).

Quem gosta de telenovelas e conhece minimamente a história dos folhetins eletrônicos sabe o quanto é marcante a melodia que introduz o desenrolar do enredo e guarda na memória os acordes da moldura sonora que enquadrou a apresentação dos primeiros personagens. Como exemplos clássicos, podemos citar Verônica Sabino cantando a balada “Demais” logo na abertura do remake de “Selva de Pedra”, atualmente em exibição pelo “Canal Viva”, ou a versão exclusiva de “Eu Preciso Aprender a Só Ser” (composição de Gilberto Gil), gravada por Caetano Veloso especialmente para “Brega e Chique”, que o mesmo canal vai reexibir a partir de 19 de fevereiro. Por isso, não resta dúvida de que a canção “Caminhos” acaba de ser inserida no rol dos campeões globais de audiência.

A banda mineira Scarceus mantém fortes laços afetivos com a região e particularmente com Conselheiro Lafaiete, onde são radicados alguns de seus integrantes, entre eles o vocalista Henrique Papatella.
Para a legião de fãs que acompanha desde os primórdios a luminosa trajetória da banda, ver o Scarceus emplacando outro tema em produção da Rede Globo já não causa surpresa. Nos últimos anos, o grupo figurou em pelo menos cinco trilhas sonoras da emissora, realizando o desejo de grandes músicos brasileiros. Mas como as portas desta, que figura entre as maiores redes de televisão do mundo (e que dificilmente se abrem para novos talentos), se escancararam para os rapazes do Scarceus ? Foi para responder a esta pergunta que o Portal de Notícias Fato Real conversou com Henrique Papatella, vocalista da banda.
A insistência
Papatella conta que tudo começou com uma mãozinha do destino, sempre pronto a ajudar àqueles que trabalham duro e não temem desafios: “Tenho um primo que é ator e, para fazer testes de elenco na Globo, se hospedou na casa da família do diretor de novelas Fred Mayrink, que é de Belo Horizonte e acolhe artistas de todo o Brasil em início de carreira. Houve lá um churrasco, ao qual o Fred estava presente, e, depois de muita insistência, esse meu primo conseguiu pôr pra tocar um CD nosso. Imediatamente, a música “Não Era pra Ser” chamou a atenção do diretor, que ficou curioso em saber de onde era aquela banda”.
Ao contrário do que sugere o título da canção ouvida por Fred Mayrink, era pra ser sim, a chance de ouro tão esperada pelos músicos do Scarceus e a empatia entre a banda e o diretor de novelas se estabeleceu como num passe de mágica. Não demorou muito para que os mineiros fossem chamados a se apresentar no “Domingão do Faustão” e logo o grupo contribuiria com temas pontuais para telenovelas, alguns deles posteriormente transformados em vídeo clips estrelados por beldades da TV. Em quase 12 anos de colaboração mútua entre músicos e diretor artístico, a banda contabiliza cinco temas inseridos em novelas da Globo.
“Salve-se Quem Puder”, recém-estreada novela das sete, é a segunda trama escrita pelo autor Daniel Ortiz a contar com um tema da banda Scarceus na trilha sonora. A primeira foi “Alto Astral”, exibida em 2014. Porém, Henrique Papatella ressalta que ter uma música em novela global não é tarefa das mais simples: “A música da novela Alto Astral, “Não Quero Olhar pra Trás”, a gente teve o privilégio de tocar no Rio de Janeiro, na festa oficial de lançamento da novela. Para esta novela, mandamos três ou quatro músicas pra eles escolherem uma. Foi aí que entrou uma composição autoral nossa. Lembro-me que o diretor, Jorge Fernando, chegou a pedir desculpas à gente pela demora em definir o tema”.
Caminhos

“Caminhos”, a música da vez, parece uma canção romântica. Porém, a inspiração do autor, João Márcio, foi bem outra, como conta Henrique Papatella: “O Fred estava em Cancun, no México, rodando as primeiras cenas de “Salve-se Quem Puder”, quando me ligou perguntando se a gente tinha alguma coisa nova pra mostrar. O Daniel Ortiz gostou de “Caminhos”, que também pode ser uma balada romântica, mas que nosso baixista, João Márcio, se inspirou na chegada do filho de um amigo, que estava pra nascer. Mas a música, depois de concebida, cria asas e não pertence mais ao autor, assumindo o sentido que a pessoa dá a ela no instante em que ouve”.
O resumo da ópera é que “Caminhos”, da banda Scarceus, já embala as alegrias e aventuras de uma das três protagonistas da nova novela das sete e poderá ser ouvida, de segunda a sábado, nos cerca de seis meses em que “estiver sendo exibida. Henrique Papatella disse que, em princípio, o grupo não vai priorizar eventos de divulgação, preferindo dar sequência aos projetos que já estão em andamento e que serão executados no devido tempo, sem afobamento, nem euforia exacerbada; com a proverbial tranquilidade mineira; mas, com muito orgulho também.
Aimar Souza
Fato Real
