A Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais vem atualizando duas vezes por dia, por meio de boletins, a situação em Minas Gerais em decorrência do período chuvoso.
Na atualização desta segunda-feira 27/01 dos números relativos aos prejuízos provocados pelos temporais dos últimos dias, os dados contabilizam 45 mortos em todo o território mineiro. A estatística não inclui o homem que caiu nas águas do córrego dos Moinhos, no bairro Real de Queluz, em Lafaiete, que continua desaparecido sendo procurado sem sucesso pelo Corpo de Bombeiros desde a noite da última sexta-feira (24).
Lafaiete e região

Também nesta segunda-feira, decreto do governo publicado no “Diário Oficial do Estado” homologou situação de emergência em diversos municípios afetados pela chuva. A medida engloba cidades da região que não registraram danos de maior gravidade relacionados aos temporais em comparação com outras que ficaram, literalmente, debaixo d’água, caso de Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco, por exemplo.

Outras cidades da região declaradas em situação de emergência homologada pelo governo de Minas por meio de decreto são Congonhas, Entre Rios, Jeceaba, Lamim, Moeda, Santana dos Montes, Ouro Branco e Senhora de Oliveira. Com essa medida, os municípios ficam dispensados de licitação para ações que reduzam os impactos das chuvas e também facilita o recebimento de recursos vindos da União.
Entre os municípios atingidos, mas que não decretaram situação de emergência está Barbacena.
Clique aqui e confira a relação completa da situação dos municípios mineiros.
