
Após dias de chuvas intensas, a situação em Congonhas começa a se regularizar. Para os próximos dias, a previsão é de que as precipitações cheguem a 15 mm, volume que, segundo a Defesa Civil, é considerado baixo. Com essa trégua, o nível dos rios continua diminuindo, reduzindo as chances de transbordamentos.
No sábado, 26/01 o Governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em 47 cidades mineiras, entre elas, Congonhas. Com essa medida, os municípios ficam dispensados de licitação para ações que reduzam os impactos das chuvas e também facilita o recebimento de recursos vindos da União.
Em Congonhas, o Governo Municipal já está dando suporte à população afetada pelas chuvas, com apoio da Secretaria de Assistência Social. Seis moradores desabrigados estão sendo acolhidos em escolas municipais, como Engenheiro Oscar Weinschenck, Maria Batista de Jesus e João Olyntho Ferraz, onde também recebem alimentação.
A Defesa Civil está de plantão, atendendo solicitações e monitorando os fenômenos meteorológicos. Os números de atendimento são 3731-4133 e 199 ou 190 para emergências. Uma equipe da Prefeitura também está a postos para fazer a limpeza dos locais afetados. No Jardim Profeta, o serviço está sendo executado.
