Tendo como destaques o “Outubro Rosa” (mês de prevenção ao câncer de mama) e o “Novembro Amarelo” (que alerta sobre o câncer de próstata), o calendário de conscientização e orientação sobre doenças físicas e psíquicas é aberto pelo “Janeiro Branco”. Ao longo deste mês estão sendo realizadas palestras e eventos educativos em todo país sobre distúrbios mentais e como família e sociedade contribuem decisivamente para promover a plena inclusão das pessoas que enfrentam transtornos emocionais e psicológicos.
Conselheiro Lafaiete também participa da mobilização e prepara um dia de atividades para esta sexta-feira 17/01 com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”.
Logo cedo, às sete e meia da manhã, os participantes do “Janeiro Branco” se concentram na escadaria da Secretaria Municipal de Saúde. Às oito horas, acontece uma animada ciranda de roda na praça Barão de Queluz, de onde o grupo segue em caminhada até à Câmara Municipal.
Ainda pela manhã, haverá palestra proferida pelo psiquiatra Michel de Resende Costa, nas dependências da Câmara. No fim da manhã o público será convidado a assistir mais uma palestra, desta vez proferida pelo vereador e pastor André Menezes, autor da iniciativa que resultou na realização do “Janeiro Branco” em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Os participantes estão sendo orientados a usarem roupas brancas. Todos os eventos são abertos ao público em geral e buscarão transmitir a mensagem de que a aceitação do semelhante, independentemente de seus problemas e limitações, é uma atitude de amor e humanidade.