A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que uma criança de Conselheiro Lafaiete está internada com um quadro de meningite bacteriana. Os rumores começaram na tarde desta quarta-feira 27/11, quando uma equipe da Vigilância Epidemiológica esteve na escolinha que a menina de dois anos frequenta, no bairro Angélica.
Tão logo soube da suspeita o Fato Real buscou informações oficiais sobre o caso e questionou a secretária de Saúde. Rita de Kássia Silva Melo confirmou o caso, que já havia sido publicado em redes sociais. “Houve na noite de terça-feira, 26/11, a comunicação ao diretor do Departamento de vigilância em Saúde, Diogo, sobre a suspeita de uma criança residente em nosso município atendida e hospitalizada na FOB em Ouro Branco e que posteriormente foi transferida para hospital em BH. Pela clínica e exames preliminares realizados ainda antes de ser transferida, constatou-se ser um quadro de meningite bacteriana, mas ainda sem o resultado de exame classificando o tipo da bactéria. As ações de controle foram tomadas pelo setor e sendo orientadas e acompanhadas pelas referências da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS – do estado de Minas Gerais”, disse ao Fato Real.
Apesar de a meningite ser uma doença contagiosa, pelas informações de Rita de Kássia não há motivo para a população se alarmar, já que as medidas necessárias e exigidas nestes casos estão sendo tomadas pela Secretaria de Saúde do município.