A Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST), conferiu à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Congonhas Moção Honrosa em reconhecimento pela dedicação na cobertura de 100% na vacinação contra o Sarampo, primeira e segunda doses. A meta estipulada era 95% de cobertura vacinal e Congonhas superou esta meta. A Regional de Saúde de Barbacena foi a primeira do estado a conseguir cumprir a meta de vacinação contra o Sarampo no Estado.
“Para atingir este objetivo, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da atenção primária foram até onde as crianças estavam como suas casas, escolas, ruas e também convencem as mães e outros responsáveis sobre a importância desta imunização contra o Sarampo. Outras crianças foram vacinadas nas próprias Unidades Básicas de Saúde. Como resultado, foram vacinadas mais de 100% do número de crianças existentes em Congonhas, porque várias que não moram no município também recebem a dose”, explica Juscelino Ribas, coordenador da Estratégia Saúde da Família.
Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Fernando Catizane, “este reconhecimento por parte do Estado confirma que a estratégia de vacinação maciça, de busca ativa da população na faixa de risco, é um sucesso. Ela se repete todos os anos. E não houve um só mês em que a vacinação contra o Sarampo não tenha sido realizada. Ficamos felizes com esta confirmação de que Congonhas tem uma atuação intensiva em relação a ações de vacinação. O Sarampo é uma doença de consequências muito graves, mas é evitável, através de uma forma muito simples, que é se imunizar. Apesar de todo aquele surto que acometeu recentemente o Brasil, Congonhas não registrou um só caso de Sarampo. E a cidade sempre realizar grandes eventos, que atraem multidões, como é o caso do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, em Setembro. Os romeiros também puderam se vacinar aqui”.