A Rede de Vizinhos Protegidos é uma excelente estratégia da Polícia Militar que, junto à comunidade, desenvolve olhares atentos à segurança. Essa parceria funciona através da repartição dos bairros, onde cada região se torna responsável pela segurança comum. Um militar responsável pela rede faz reuniões periódicas para envolver a comunidade. A finalidade básica, portanto, é obter a segurança compartilhada de vizinhos, que transitam diariamente numa mesma região.
Como funciona essa parceria?
Se alguém notar algo suspeito, informa a comunidade no grupo de whatsapp, que tem seus administradores de confiança. Nesse grupo, somente informações que realmente podem ser compartilhadas devem ser colocadas. Além disso, outros tipos de mensagens não são permitidos, como ”bom dia”, mensagens sobre política ou religião, dentre outros, para que não se perca o foco principal, que é as informações sobre segurança. Denúncias mais graves e emergências devem ser encaminhadas para os números 181 (Disk Denúncia) ou ao próprio 190.
Bairro Manoel Correia
Atualmente, em Conselheiro Lafaiete, o projeto vem sendo desenvolvido em 22 bairros, e o bairro Manoel Correia segue empenhado na sensibilização da comunidade. O grupo funciona aproximadamente há um ano e sete meses e conta, hoje, com 188 participantes ativos. Dona Maria, bem conhecida na comunidade, criou a demanda da Rede de Vizinhos e foi muito bem atendida pela, então responsável, Tenente Mônica.
Na última reunião, dia 01/10/2019, o Tenente Eduardo, novo responsável pelas redes, deixou muito claro que a questão da segurança não depende somente dos órgãos de Segurança Pública, mas de todo e qualquer cidadão, que tem o dever de se autoproteger, seja ao verificar os arredores ao sair pelo portão de casa; seja ao ocultar o celular na bolsa, ao invés do bolso; seja ao passar por lugares mais movimentados e mais claros; bem como proteger a comunidade como um todo. Pequenas denúncias, que poderiam ser ignoradas pela comunidade, devem ser encaminhadas, sim, à polícia, para que ela tenha um controle dos índices de crimes em cada área de abrangência, o que auxilia no aprimoramento estratégico da Polícia Militar. Além disso, o tenente se mostrou parceiro e disponível para a recepção das demandas do bairro.
Parabéns ao empenho dos moradores do Manoel Correia. Podemos, juntos, reduzir os índices de criminalidade no bairro e na cidade, especialmente, os crimes contra o patrimônio (furto e outros congêneres). Isso é um ato de cidadania!
Letícia Nascimento Gomes de Assis