A 12ª Mostra Cinema e Diretos Humanos, acontece no sábado 05/10 no Salão Comunitário do Pequeri, em Congonhas. Serão exibidos quatro filmes gratuitamente, além de debates, sessões para deficientes visuais, entre outros.
Nesta edição a Associação Comunitária do Povoado do Pequeri (ACOPPE) foi selecionada pelo Ministério da Cidadania para democratizar o cinema. A mostra também procura tornar os filmes acessíveis para todo o público. Segundo o IBGE, 23,9% da população brasileira tem alguma deficiência. “Nós temos que incluir este público e as sessões a serem exibidas contará com closed caption para as pessoas com deficiência auditiva e uma sessão com áudio descrição em que descreve os cenários, cores, fisionomias, recurso importante para as pessoas com deficiência visual. É muito importante levarmos o cinema para os mais diferentes públicos”, opina Marcone Alvarenga, presidente da ACOPPE.
O objetivo do evento é levantar discussões contemporâneas sobre diversos temas envolvendo os direitos humanos tais como: o direito da pessoa com deficiência; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; direito da pessoa idosa; população negra; população em situação de rua; mulheres; segurança pública; entre outros.
A seleção na sua diversidade de propostas aborda desde questões de vulnerabilidade social, a temas relacionados com representatividade, discriminação racial, saúde mental, direitos da população indígena, meio ambiente, direito da criança e do adolescente, idosos entre outros de igual relevância e urgência. A militância também está no centro de filmes que abordam a luta pelos direitos das comunidades e das individualidades apresentando ações e personagens complexos e inspiradores. Histórias que chegarão a plateias de todos os estados brasileiros, com potencial para despertar entre os espectadores sentimentos como compaixão, empatia e indignação, cada vez mais necessários para enfrentarmos esses tempos difíceis que atravessamos.
Os filmes serão exibidos em 592 espaços culturais pelo Brasil, assumindo um caráter descentralizador e democrático.
Esta Mostra é uma iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. Realizada pelo Ministério da Cidadania, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, conta com produção do ICEM – Instituto Cultura Em Movimento. Apoio: Associação Comunitária do Povoado do Pequeri (ACOPPE).
Programação:
Dia: 05 de outubro de 2019
Local: Salão Comunitário do Pequeri
Praça São Sebastião, 107, Pequeri – Congonhas.
Sessão 1:
9h/ 9h50 (Infantil)
A Bicicleta do Vovô – 22 minutos (Classificação livre)
Sessão 2:
18h /18h40 (Classificação livre)
A Rua Noiz – 14 minutos – Cultura, Educação e Direitos Humanos
Nós – 6 minutos – Imigrantes
Sessão 3:
18h45/ 19h30 (Classificação: 14 anos)
À Espera – 22 minutos – Direito a criança e adolescente