
A Câmara de Vereadores de Conselheiro Lafaiete promove mais uma Semana do Legislativo. Uma vez por ano, a câmara lafaietense abre as portas para receber alunos das escolas da cidade. Os estudantes conhecem por dentro os mecanismos dos debates e sessões de discussão, se tornam vereadores por um dia, fazem críticas, comentários e apresentam sugestões para melhorar o dia a dia da cidade.
Os primeiros dois dias de visitas deixaram os vereadores impressionados, conforme mostraram declarações feitas durante a “Palavra Franca” na sessão ordinária da terça-feira (01/10).
Preocupação
Chamou particularmente a atenção do vereador João Paulo Resende (DEM) a maturidade de um adolescente ao relatar o problema que enfrenta no ambiente escolar: “Um menino deu uma demonstração de coragem ao comentar que, por ter descendência cigana e estar um pouquinho acima do peso, é vítima de bullying e sofre preconceito na escola. Ouvimos vários alunos reclamando de ansiedade e depressão. Estes são temas que também precisam ser tratados com mais frequência nas escolas. Isso me assustou porque são jovens em torno dos 15 anos que começam a enfrentar toda a pressão do mundo, pois está chegando a hora de eles decidirem que curso pretendem fazer para prestar o vestibular, sendo que muitos não terão condições de arcar com a faculdade. Vamos até solicitar uma reunião entre o prefeito, o secretário de Educação e nós vereadores para analisar o que podemos fazer, pois o assunto é sério e os representantes públicos têm de se preocupar com isso”.
A preocupação da recorrência de relatos de crianças e adolescentes sobre depressão foi alvo de comentários de outros vereadores.

A Semana do Legislativo termina nesta sexta-feira (04) com participação de estudantes da Escola Municipal Júlia Miranda, Escola Estadual “Narciso de Queirós”, Colégio Queluz de Minas, Iemar- Instituto Educacional Margarida Rezende e Colégio Queluz de Minas.