Acontece em todo o país no próximo domingo (06/10) a eleição para o preenchimento de vagas nos Conselhos Tutelares. De acordo com Nízia Cristiana Torres Ramos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, as atribuições de um conselheiro tutelar são muitas e de grande relevância: “A função principal e primordial do Conselho Tutelar é a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Esta defesa é exercida sob a forma de proteção contra a violência e contra a vulnerabilidade. Por exemplo, se uma criança é encontrada submetida ao trabalho infantil ou em situação irregular, o Conselho atua para proteger esta criança ou adolescente. Os conselheiros também são acionados quando o menor comete algum tipo de violência e é apreendido pela polícia. Neste caso, na falta de algum responsável familiar, o Conselho Tutelar é que acompanha este adolescente”.
Eleição
A eleição para escolha dos conselheiros tutelares em Lafaiete acontece neste domingo, com vários locais de votação abertos para receber os eleitores no período das oito da manhã às cinco da tarde. Nízia Torres Ramos destacou a importância da participação popular neste processo de renovação: “É um processo democrático, no qual todos os eleitores do município podem e devem tomar parte. É de suma importância que as pessoas compareçam e votem. Cada pessoa pode votar em até cinco conselheiros para as cinco vagas a serem preenchidas, além das respectivas cinco suplências”.
Debate
Para que os lafaietenses conheçam as propostas dos postulantes ao Conselho Tutelar, nesta quinta-feira (03) às 18h30 ocorreá um debate com os candidatos na quadra da Escola de Samba Unidos do São João, na rua Olegário Pinto, bairro São João. Conforme a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será a chance para que os candidatos se apresentem, coloquem suas propostas, respondam a perguntas formuladas pela plateia e façam suas considerações finais.
O debate será transmitido simultaneamente na internet por meio de *live* no Facebook. Para acompanhar, basta acessar a página social da prefeitura de Lafaiete.