O mês de outubro começa com a expectativa de um grande evento em Lafaiete. Na semana de 05 a 12 de outubro, a cidade sediará o evento que reunirá as exposições das três principais raças de cavalo do Brasil: Campolina, Piquira e Pônei. A feira de negócios acontece no Parque de Exposições Tancredo Neves, que passou por intervenções pontuais que prepararam o espaço para receber um grande público, formado principalmente por criadores e entusiastas da equinecultura de todos os cantos do país.

De acordo com o empresário Kennedy Neiva, diretor de departamento comercial da Associação Comercial, Industrial , Agropecuária e de Serviços de Conselheiro Lafaiete (ACIAS), a Nacional do Campolina Marchador será um marco e vai inserir a cidade no roteiro das grandes exposições que movimentam a economia brasileira: “Será um evento de grande porte, jamais visto antes em Conselheiro Lafaiete. No período que compreende a preparação, realização e desmobilização do evento será gerado em torno de 1.500 empregos temporários. O número de animais expostos, todos de alta linhagem, já traduz a magnitude da feira: teremos em torno de 700 a 800 cavalos da raça Campolina e mais 200 das raças Piquira e Pônei”.
Aquecimento da economia

A proximidade da “Nacional do Cavalo Campolina” já movimenta o setor produtivo de Lafaiete e região. Segundo Kennedy Neiva, são esperadas de 1.500 a 2.000 reservas na rede hoteleira do município e de cidades próximas. Estes números, conforme salientou o diretor da Associação Comercial, resultam em aumento da arrecadação municipal. Nos sete dias de exposição, Lafaiete receberá um público de alto poder aquisitivo disposto a consumir na cidade, o que significa faturamento para o comércio e o setor de prestação de serviços.
A estimativa é de que em torno de cinco milhões de reais sejam movimentados em negócios fechados na feira. Estão programados três leilões de grande porte e a comercialização de sêmen de alta qualidade para criadores interessados em investir na formação de plantéis de raças diferenciadas.
O evento
A “Nacional do Cavalo Campolina” terá entrada franca e quem for ao parque de exposições contará com amplo espaço para estacionamento e não pagará nada por isso. Quanto às atrações musicais, os organizadores da feira optaram por prestigiar os artistas locais. Cantores de estilos variados vão animar o público ao longo da semana de exposição. Haverá ainda passeios de charrete e de balão, festival de cerveja artesanal, praça de alimentação, espaço kids e exposição de carros antigos. “Deixamos o convite a toda a população de Lafaiete e região para que compareça a este grandioso evento. Será um grande momento que evidenciará a maturidade da nossa cidade, a nossa capacidade de receber quem nos visita. Lafaiete precisa abraçar esta feira com muito carinho, pois será um evento que vem para movimentar a economia local”, afirmou Kennedy Neiva.
Parceria
Ainda de acordo com Kennedy Neiva, diversos segmentos econômicos e sociais contribuíram decisivamente para que a gigantesca estrutura necessária para receber a exposição estivesse pronta em tempo hábil para a realização do evento. O empresário, em nome da comissão organizadora, fez questão de dirigir um agradecimento especial à Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, aos recuperandos e à direção da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), cuja mão de obra foi preponderante para a reforma do parque de exposições para receber os expositores e o público em geral.