No dia 18 de setembro de 2019, os alunos do segundo período (2AN) da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete participaram de uma atividade interdisciplinar que envolvia aprendizagens de direito, oratória e literatura.
Tratava-se de um júri simulado envolvendo o julgamento de um texto literário. A obra é Antígona, do autor grego Sófocles, que conta parte da história da família de Édipo.
Um breve resumo:
O local é a famosa cidade grega de Tebas. Na luta pelo trono, os dois irmãos e herdeiros Etéocles e Polinices travam uma batalha onde ambos morrem em combate. Com isso, sobe ao poder Creonte, parente e próximo na linhagem. Como primeiro decreto, ordena que um dos irmãos, Polinices, que iniciara o combate fatal, teria seu corpo largado entre os corvos e cães, sem o direito de ser sepultado. Ao saber disso, Antígona, irmã de Polinices e Etéocles, deixa claro que não deixará o corpo do irmão sem os ritos fúnebres sagrados, mesmo que tenha que dar a própria vida por tal ação.
Inicia, portanto, um grande debate sobre os direitos divinos que garantem o enterro de Polinices e as leis dos homens positivadas por Creonte! De um lado os direitos naturais, do outro, a defesa da ordem pública da cidade.
Quem vencerá?
Como parte das regras, a turma foi dividida em seis grupos. Desses, três defenderiam Antígona e o direito de enterrar Polinices; os outros tinham que argumentar que a lei posta por Creonte visava o bem comum e a defesa da polis contra o traidor da pátria.
O corpo de jurados foi composto por três professores, Álisson, Marta e Eduardo, além de um representante da OAB-Jovem, Athos, e um do Diretório Acadêmico Astor Vianna, a discente Marina.
Vida, morte, justiça, leis, moral, tirania, democracia e tantos outros pontos serviram de argumento para os envolvidos. Oratória, persuasão e linguagem corporal auxiliaram no convencimento. Ao final, apenas um grupo vencedor.
Para o aluno Fábio Toledo, “a atividade foi muito importante para a turma. Os alunos conseguiram, de maneira divertida, abordar assuntos importantes do Direito, tais como justiça, moral e leis. Além disso, foi muito legal poder defender uma das partes em frente aos jurados”.
Na FDCL é assim, o Direito sempre relacionado com outros campos do ensinamento para trazer o melhor aprendizado aos alunos.