O empresário não vê crise, vê oportunidade. Oportunidade de inovar e crescer. A inovação, mais do que um projeto, tornou-se um modelo cultural de trabalho a partir do qual pequenas mudanças promovem grandes transformações.
Inovação, aliás, tem sido um dos grandes obstáculos para os empresários de comércio e serviços. Acompanhar as mudanças que o mercado impõe é desafiador. Processos que envolvem a automação, a inteligência artificial e as tecnologias disruptivas são cada vez mais necessários para garantir ganhos efetivos ao setor.
O estudo Desafios do Varejo, conduzido em conjunto pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nos apresenta o universo de aplicação de tecnologia e inovação nas empresas do comércio varejista e serviços, bem como as barreiras para a sua implementação.
A pesquisa nos permite entender o cenário atual do empresário brasileiro e onde devemos atuar para possibilitar ao Sistema CNDL e, consequentemente, ao setor de comércio e serviços ações concretas para o seu crescimento.
Uma confluência de fatores positivos de clima e mercado tem acenado para o desenvolvimento econômico. Contamos com um governo e um Congresso Nacional alinhados aos nossos ideais, favoráveis ao nosso setor e às nossas demandas. Mas o momento ainda é de instabilidade, uma vez que as políticas públicas para a retomada da economia estão em andamento. Por isso, são cruciais ações estratégicas de expansão do setor varejista. O caminho para o avanço econômico do Brasil passa pelo aumento do consumo, pela melhoria do crédito e pela diminuição do desemprego.
As medidas aprovadas recentemente pelo Congresso Nacional, como a reforma da previdência e a Medida Provisória da Liberdade Econômica, nos mostram esse cenário animador. A redução dos gastos com a máquina administrativa, a desburocratização e a simplificação do sistema tributário nos trazem um novo horizonte de crescimento, além de melhorar a confiança de empresários e consumidores.
Estivemos recentemente com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para discutir sobre o comércio ilegal, as feiras itinerantes e o combate ao contrabando, que trazem incontáveis prejuízos ao setor varejista. Somente com ações efetivas do poder público, alinhadas a uma mudança cultural em nossa sociedade, teremos resultados reais contra esse problema que alimenta crimes como lavagem de dinheiro, sonegação de impostos e corrupção.
Fomos protagonistas e auxiliamos todo o Sistema CNDL na Semana do Brasil, que acontecerá entre os dias 7 e 15 de setembro, data do aniversário da independência do país. Trata-se de uma campanha comemorativa de estímulo ao consumo e ao patriotismo, iniciativa que promete movimentar positivamente o varejo. Desde o lançamento da campanha, a CNDL esteve ao lado da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, contribuindo com ações e estratégias para o sucesso do projeto.
Para fomentar a discussão sobre a economia brasileira, a fim de submeter ao poder público propostas que redirecionem a política econômica para assegurar maior competitividade às empresas do setor de comércio e serviços, receberemos, em Brasília, nos dias 17 e 18 de setembro, representantes do setor varejista, empresários e representantes do setor público no IV Fórum Nacional do Comércio.
Com o tema central “A força do setor que movimenta o Brasil”, debateremos experiências e ações para melhorar a articulação institucional e revigorar o setor em todos os cantos do país.
Unindo esforços do setor varejista, de atores públicos e privados, conseguiremos elevar o Brasil ao patamar econômico e social que o país merece.
Boa leitura!
Abraço,
José César da Costa
Presidente da CNDL