
Foi definido o local para onde serão levados os animais de grande porte encontrados vagando a esmo pelas vias públicas de Conselheiro Lafaiete. Conforme o Fato Real havia antecipado, o prefeito Mário Marcus confirmou que os cavalos e bois apreendidos serão recolhidos a um curral municipal construído, em caráter emergencial e provisório, no antigo terreno da Astecol (Associação dos Sem Teto de Conselheiro Lafaiete), situado próximo à APAC, no bairro São Jorge. De acordo com o prefeito, o imóvel foi devolvido de comum acordo pela entidade à Prefeitura depois que foi constatado desvio de finalidade em sua utilização. O imóvel será usado para esta finalidade até que seja entregue o curral regional, a ser construído pelo CODAP (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Alto Paraopeba) próximo à fazenda Tiradentes, na divisa entre Ouro Branco e Lafaiete.
Conforme Mário Marcus, o terreno já foi inteiramente cercado e estão feitas as últimas adequações necessárias para que a apreensão comece a ser feita na próxima semana. A prefeitura irá divulgar os telefones na qual a população poderá fazer denúncias com relação à presença de animais soltos nas ruas da cidade.
Ao começar a funcionar na próxima semana, o novo curral municipal irá dispor de toda a estrutura necessária, inclusive com um telefone exclusivamente para receber denúncias sobre a presença de animais nas ruas e rodovias. A ação municipal será respaldada pela atuação conjunta do Ministério Público, polícias Militar, Rodoviária e Florestal.

Contato
O prefeito adiantou que uma equipe do município já iniciou o monitoramento das vias públicas e estradas que cortam o perímetro urbano de Lafaiete. Estão sendo feitos contatos preliminares com os proprietários para esclarecê-los sobre a possibilidade de recolhimento do gado que for apanhado pastando fora dos limites de sítios e fazendas.