As creches municipais do Alvorada, Consolação e Jardim Profeta, em Congonhas, estão mais arborizadas, embelezando os espaços e incentivando as crianças a preservarem o meio ambiente.
Os alunos botaram a mão na terra e plantaram mudas de árvores frutíferas e nativas de médio porte nas áreas verdes dos prédios escolares. O projeto foi realizado pelas secretarias de Meio Ambiente e Educação, em parceria com a Gerdau, em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado dia 21 de setembro.
Ao todo, foram plantados 25 pés de goiaba, pitanga e acerola, além de Ipê-mirim, Manacá da Serra, Quaresmeira e Resedá. As creches Maria Íris Coelho Ferreira (Jardim Profeta) e Maria da Anunciação dos Anjos (Alvorada) receberam dez mudas cada. Já a Creche Rosa Cordeiro de Freitas (Consolação) recebeu cinco. A ação foi realizada de acordo com o espaço disponível em cada um dos prédios.
O plantio das árvores será transformado em um projeto pedagógico. Durante o ano letivo, os alunos vão aprender e participar de atividades sobre cada espécie arbórea. Além disso, a intenção é que as crianças não só cuidem das plantas, mas também acompanhem seu crescimento e desenvolvimento.
Projeto “Nossos Ipês”
Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Engenheiro Oscar Weinschenck, sob orientação da professora Regiana Gonçalves, desenvolveram o projeto “Nossos Ipês”, resgatando a história da arborização urbana e outras curiosidades. Entre as ações estava o plantio de uma muda de Ipê nas dependências da escola. Saiba mais sobre o projeto aqui.
Dia da Árvore
O Município, por meio de medidas compensatórias determinadas pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA), recebeu cerca de quatro mil mudas de árvores nativas, entre elas, cerca de 2 mil de ipês. Para potencializar o plantio na área urbana e contribuir para o embelezamento da cidade, a primeira metade das espécies foram doadas, na terça-feira, 24, a cidadãos e instituições, após cadastro prévio feito na Secretaria de Meio Ambiente.