
Ao lado do deputado estadual Glaycon Franco (PV), o prefeito Mário Marcus anunciou na tarde desta sexta-feira 27/09, que a Fundação Hemominas finalmente bateu o martelo em relação às instalações que abrigarão o banco de coleta de sangue de Conselheiro Lafaiete; uma das reivindicações que mereceram maior empenho dos dois políticos, diante do fato de pacientes que dependiam de doações emergenciais e pessoas que se prontificavam a doar sangue precisassem recorrer à sede do Hemominas em Belo Horizonte ou viajar a São João Del Rei em virtude da falta de local apropriado para coleta e armazenamento na cidade.
O PACE funcionará nas instalações situadas em área anexa à UBS Santa Matilde, situada no bairro Bandeirantes, na região da Linhazinha. Nesta sexta-feira, Mário Marcus e a Fundação Hemominas firmaram o plano de trabalho e assinaram o Termo de Cooperação que permitem a execução da etapa final das obras. As intervenções serão realizadas pelos próprios servidores do Município, dispensando a necessidade da abertura de licitação, o que significa uma enorme economia de tempo. Os projetos da UBS e das obras de instalação do PACE já estão aprovados pela Vigilância Sanitária Estadual, por meio da Diretoria de Infraestrutura Física do Estado de Minas Gerais. Há uma previsão de 90 dias de obra. Inicialmente, devem ser realizadas duas coletas por semana, mas os procedimentos tendem a se tornar cada vez mais frequentes, acompanhando o crescimento da demanda.

Para agilizar o trabalho, Mário Marcus disse que poderá recorrer à mão de obra dos recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que já tem sido empregada em outras áreas a serviço do Município. Ainda de acordo com o prefeito, a utilização do espaço da UBS Linhazinha não acarretará nenhum prejuízo para o atendimento aos usuários daquela unidade: “Por ocasião da construção, a Vigilância Sanitária aprovou uma UBS tipo 2. Não sei por que motivo, gestores anteriores construíram uma UBS tipo 3, 169 m² maior do que a área originalmente licitada. Como a obra ocupa espaço maior do que o previsto continuará atendendo à demanda para a qual foi projetada ao mesmo tempo em que cederá o espaço mais amplo para o funcionamento do posto avançado de coleta de sangue”.

Mário Marcus fez questão de ressaltar a parceria fundamental do deputado Glaycon Franco para a concretização do projeto. O prefeito lembrou que as negociações desde o inicio tiveram a intervenção direta do deputado negociando com a Fundação Hemominas e em conversações com o Governo de Minas Gerais a fim de viabilizar este objetivo.
O prefeito informou ainda que neste primeiro momento o município de Ouro Branco, será parceiro de Lafaiete por meio de um convênio firmado entre as duas cidades para a prestação de serviços do PACE, proporcionando também à sua população este benefício.
Clique no link abaixo e ouça declaração do prefeito Mário Marcus.