A vida de Fabiana Helena da Silva, residente no bairro Paulo VI, em Conselheiro Lafaiete, mudou completamente desde que ela precisou ter a perna esquerda amputada em consequência de complicações médicas decorrentes de uma trombose arterial. A intervenção radical foi o único caminho encontrado pelos médicos para salvar a vida da paciente ao término de três meses de internação e cinco cirurgias.
No início deste ano, Fabiana (36 anos) foi internada em Barbacena, quando foi diagnosticada a trombose arterial. Após várias consultas, dois meses de internação e muita espera por exames que não se realizavam até mesmo por causa de equipamento quebrado, ela buscou o auxílio de outros especialistas em Belo Horizonte, ficando mais 90 dias hospitalizada na capital mineira. Foi lá que ouviu da equipe médica que teria de optar entre duas alternativas: perder uma das pernas e afastar o risco de complicações ainda mais graves ou correr o perigo de ir a óbito a qualquer momento. “Optei pela vida ao invés de um membro”, disse Fabiana, conhecida por trabalhos anteriores na Viação Presidente e no Hor Dog das Irmãs.
Prótese
Agora, para retomar a rotina e readquirir a liberdade de movimentos, Fabiana Helena aguarda a liberação de uma prótese na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) sem sequer uma estimativa de quando poderá ser contemplada. A informação recebida foi de que o sistema não libera órteses e próteses desde 2016. O modelo mais em conta da prótese de que Fabiana Helena Necessita custa em torno de 16 mil reais, recurso de que ela e a família não dispõem.
Campanha
Precisando, literalmente, correr atrás da própria subsistência e não podendo ficar esperando indefinidamente, Fabiana decidiu ir à luta e deu início a uma campanha em que tenta angariar fundos e comprar a perna mecânica, que sonha começar a usar o mais brevemente possível. Para conseguir este valor, ela recorre à solidariedade da população de Lafaiete e região. Visando arrecadar doações de qualquer montante, foi aberta uma conta bancária em nome de uma irmã de Fabiana, Francimara Barbosa, na Caixa Econômica Federal: agência 0127, operação 013; conta poupança 00029663-8.
Show
Em outra frente, os amigos de Fabiana Helena organizaram um show beneficente que acontece nesta quinta-feira (29) às oito da noite, no bar Quintal, localizado à rua Cefisa Viana 226, no centro de Lafaiete. A apresentação musical será do cantor Fabrício Sírio e o ingresso custa apenas R$10,00. Portanto, seu programa para esta noite é curtir boa música e fazer o bem. Não falte!