
Nesta terça-feira 30/07 atendendo a uma solicitação da segurança patrimonial da Gerdau, policiais militares compareceram ao pé da serra de Ouro Branco, local em que, segundo informações, havia indivíduos desmatando candeias no interior da mata. Após adentrarem cerca de 1500 m em área de mata nativa, militares depararam com três homens cortando árvores. Durante a abordagem um deles conseguiu fugir
Os indivíduos foram identificados como moradores do bairro Nova Serrana, já conhecidos pela prática constante dessa modalidade delituosa. No local estavam aproximadamente 200 toras de Candeia (Eremanthus erythropappus), espécie ameaçada de extinção e muito apreciada para confecção de cercas, em virtude de sua durabilidade.
Os homens foram presos e conduzidos para a delegacia em virtude do crime ambiental, resistência e desobediência. A motocicleta utilizada por eles foi apreendida. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Militar de Meio Ambiente para confecção das multas pertinentes a infração ambiental.
A Polícia Militar ressalta que este tipo de indivíduos apenas se mantém nessa atividade delituosa, porque existem pessoas inescrupulosas que compram as toras de candeia para fins diversos. Hoje em dia, há diversos recursos sustentáveis para confecção de cercas, sejam mourões de eucalipto tratado ou mesmo de concreto, que são uma alternativa à madeira nativa. “Se a gente não cuidar, um dia vai acabar”, alerta.
