
Foi um sucesso a Festa do Itaveravense neste ano, que aconteceu no último final de semana, dias 29 e 30 de junho. Milhares de pessoas lotaram a Praça da Rodoviária no sábado (29) para um grande show de Felipe e Nando.

Com seu povo caloroso e hospitaleiro Itaverava recebeu visitantes de várias cidades da região.
A festa que tradicionalmente acontece junto á tradicional Festa de Santo Antônio, o padroeiro do município, nesse ano aconteceu junto á final de um importante torneio leiteiro.
Adilson Lobo Leite usando tecnologia e o produtor Rafael Carvalho com sua ordenha tradicional.
A cavalgada de 8 km reuniu cavaleiros e aficionados que vieram das cidades vizinhas, não faltando (segunda a tradição da cavalgada) um almoço para todos e a benção de N.S. Aparecida.
A agricultura familiar e sua geração de renda sustentável é uma aposta da administração local. Agricultores estão sendo incentivados na produção caseira artesanal e na produção do “agro-negócio familiar”, num grande desafio de segurar o homem no campo de cidades da região como Santana dos Montes, Itaverava, Lamim, Rio Espera, entre outras.
Itaverava vem apostando com entusiasmo na produção de sua bacia leiteira. O Torneio Leiteiro, mais que um evento de congraçamento de produtores do leite, é um marco para definição de estratégias de políticas de apoio municipal como a inseminação artificial para melhoria da qualidade genética do rebanho bovino leiteiro. E nessa semana começa em Itaverava via SENAR um curso de capacitação para fabrico do queijo.
A caminhada da Fé, tradição anual, teve um desfile de carros de boi acompanhando uma romaria de Itaverava ao distrito de Monsenhor Izidro. Aventura idílica, por paisagens maravilhosas, que durou todo o domingo, marcando um dia de fé e tradição.

Se as Minas são muitas e Gerais, as minas da terrinha de Marilia e da Baronesa de Itaverava nos legaram um povo muito tradicional e muito valoroso de suas tradições.
Colaborou: José Geraldo Dutra