Está marcada para esta segunda-feira, 24 de junho, a Audiência Pública para apresentar os estudos realizados pela Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Conselheiro Lafaiete, instaurada para elaborar as propostas e encaminhamentos de interesse do município para que sejam contempladas em eventual edital de relicitação da concessão da BR-040.
O debate está previsto para acontecer à partir das 18h na Câmara Municipal e contará com a participação de lideranças comunitárias, políticas e autoridades locais. O deputado federal Padre João confirmou presença. Ele é autor de requerimento que solicita audiência pública na Câmara dos Deputado para debater a situação grave em que vivem os usuários e moradores das margens da BR-040 diante da não realização de obras de duplicação por parte da concessionária. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados Federais já aprovou o requerimento.O pedido feito pelo deputado Padre João é para que sejam apresentadas soluções por parte do Grupo Invepar e do Governo Federal. Os deputados Fred Costa e Glaycon Franco também estarão na audiência.
NuA população vem cobrando melhorias, maior fiscalização e também a duplicação, em especial nos trechos com maior índice de acidentes, que compreende a região metropolitana de Belo Horizonte a Barbacena.
A BR-040 está sob a responsabilidade da concessionária Via-040, pertencente ao Grupo Invepar. Pelo contrato, a empresa teria que duplicar todo o trecho até o final de 2018. O prazo venceu e só foram duplicados 70 Km, na saída de Brasília e em pontos não estratégicos; onde o custo da obra é mais barato. O pedágio é cobrado desde 2015, nas onze praças espalhadas por todo o trecho e pouca mudança foi feita em prol da população. Só no trecho entre Lafaiete e Congonhas existem duas pontes e cindo viadutos, todos estrangulados, com apenas uma faixa em cada sentido. E é o trecho com maior tráfego de caminhões e carretas, por causa das siderúrgicas e mineradoras.