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Demandas de Lafaiete para nova licitação da BR 040 serão apresentadas em Audiência Pública

24 de junho de 2019
in Lafaiete
Demandas de Lafaiete para nova licitação da BR 040 serão apresentadas em Audiência Pública
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Está marcada para esta segunda-feira,  24 de junho, a Audiência Pública para apresentar os estudos realizados pela Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Conselheiro Lafaiete, instaurada para elaborar as propostas e encaminhamentos de interesse do município para que sejam contempladas em eventual edital de relicitação da concessão da BR-040.

O debate está previsto para acontecer à partir das 18h na Câmara Municipal e contará com a participação de lideranças comunitárias, políticas e autoridades locais.  O deputado federal Padre João confirmou presença. Ele é autor de requerimento que solicita audiência pública na Câmara dos Deputado para debater a situação grave em que vivem os usuários e moradores das margens da BR-040 diante da não realização de obras de duplicação por parte da concessionária. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados Federais já aprovou o requerimento.O pedido feito pelo deputado Padre João é para que sejam apresentadas soluções por parte do Grupo Invepar e do Governo Federal. Os deputados Fred Costa e Glaycon Franco também estarão na audiência.

NuA população vem cobrando melhorias, maior fiscalização e também a duplicação, em especial nos trechos com maior índice de acidentes, que compreende a região metropolitana de Belo Horizonte a Barbacena.

A BR-040 está sob a responsabilidade da concessionária Via-040, pertencente ao Grupo Invepar. Pelo contrato, a empresa teria que duplicar todo o trecho até o final de 2018. O prazo venceu e só foram duplicados 70 Km, na saída de Brasília e em pontos não estratégicos; onde o custo da obra é mais barato. O pedágio é cobrado desde 2015, nas onze praças espalhadas por todo o trecho e pouca mudança foi feita em prol da população. Só no trecho entre Lafaiete e Congonhas existem duas pontes e cindo viadutos, todos estrangulados, com apenas uma faixa em cada sentido. E é o trecho com maior tráfego de caminhões e carretas, por causa das siderúrgicas e mineradoras.

 

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