
Após 30 anos fazendo parte da diretoria do hospital São Camilo, dos quais 17 como presidente do Conselho Gestor, e atuando todo este tempo como voluntária, Filomena Cardoso confirmou que está se afastando do cargo. Em entrevista ao Portal de Notícias Fato Real, ela disse que se sente cansada e é hora de parar: “Me sinto doente, acredito que já cumpri minha missão e vejo que é hora de passar a bola pra alguém. Foram muitos anos nesta angústia, pois a vida inteira a gente trabalhou no vermelho”.
Segundo Filomena, alguns nomes já se apresentaram para concorrer à sua sucessão e o processo deverá estar concluído em breve: “Alguns médicos manifestaram a disposição de assumir a presidência do Conselho Gestor. O prazo para inscrição das chapas completas vence nesta quinta-feira, dia 06, e a eleição acontece um mês após à formalização das candidaturas”.
Crise

A confirmação da troca de comando do Conselho Gestor foi anunciada nesta segunda-feira (03/06), durante reunião que discutiu a preocupante situação em que se encontram as contas do hospital São Camilo, que precisa de R$200.000,00 (duzentos mil reais) de imediato para não fechar as portas . Foram convidados para o encontro representantes de todas as cidades que se beneficiam dos serviços prestados pela entidade, considerada referência em atendimento geriátrico na região, mas somente vereadores de Conselheiro Lafaiete e Itaverava estiveram presentes.
Vereadora por Itaverava, Clea Aparecida Rodrigues manifestou a disposição de se engajar em iniciativas que possam tirar o São Camilo do sufoco.: “Estamos vendo que a situação do São Camilo é crítica. É um hospital que existe há tantos anos atendendo principalmente aos idosos, por onde meus avós passaram, e que continuará existindo se houver união da população, dos comerciantes e empresários. Quem puder doar mais, que doe mais; quem não puder doar tanto, que doe o que puder doar. O que não podemos é deixar o hospital fechar”.
A vereadora salientou a importância para as cidades da região de poder contar com o hospital São Camilo. Clea Rodrigues disse que, em Itaverava, já há iniciativas em curso para auxiliar a instituição: “Estamos em contato com os dois deputados que apoiamos e foram eleitos. São pessoas atuantes nos assuntos ligados à questão da saúde e podem ajudar. Eu própria trabalhei por 10 anos na área de saúde e vou correr atrás em busca daquilo de que o hospital necessita com maior urgência”, concluiu a vereadora.
