Após solicitação, a Polícia Militar emitiu na manhã desta quarta-feira 20/02 nota sobre episódio ocorrido em Conselheiro Lafaiete no domingo (17).
Uma abordagem policial a um casal, que estava em uma moto, foi filmada por populares e viralizou nas redes sociais dividindo opiniões.
As imagens feitas no bairro de Lurdes mostram em determinado momento, uma mulher imobilizada, deitada no chão, sendo contida por um policial e agredida com tapas no rosto, num primeiro momento com imagens de abuso de força física e de poder.
Segundo testemunhas a mulher dizia que estava se recuperando de uma cirurgia de cesárea e tinha medo de complicações com as agressões sofridas.
O 31º Batalhão reconheceu que os policiais envolvidos na abordagem pertencem à corporação, afirmou que providências serão tomadas, porém, não informou quais seriam.
Leia a nota da PM na íntegra:
NOTA À IMPRENSA
ABORDAGEM POLICIAL E VÍDEO DIVULGADO EM MÍDIAS SOCIAIS
Na data de 19 de fevereiro de 2019 a Assessoria de Comunicação Organizacional do 31º BPM (ACO/31º BPM) foi contactada por repórteres desta região com o intuito de verificar a veracidade de imagens contidas em vídeo veiculado em mídias sociais que, em um primeiro momento, sugeriam uma abordagem policial com excessos de uso de força física.
Imediatamente a ACO/31º BPM passou a buscar informações internas (Batalhão) com a finalidade de confirmar a data, hora e local dos fatos contidos no vídeo, assim como identificar os Policiais Militares participantes da abordagem de modo a certificar-se de ser a ação decorrente de integrantes do 31º BPM ou de outra unidade da PMMG para que então todos os trâmites internos necessários e cabíveis para o fato em lide fossem devidamente iniciados.
Após leitura do Boletim de Ocorrência alusivo à abordagem contida no vídeo, bem como levantamentos internos junto aos responsáveis pelo policiamento no bairro do ocorrido tivemos a certeza de se tratar de ação desencadeada na área do 31º BPM (Conselheiro Lafaiete) e envolvendo Policiais Militares desta Unidade de Execução Operacional.
Diante de tais constatações, aliado às imagens e notícias trazidas por meio da imprensa local/regional e considerando que a Polícia Militar de Minas Gerais repudia qualquer ato de violência e prima sempre pela veracidade dos fatos informamos que todas as medidas internas cabíveis para a devida e correta apuração da conduta de seus integrantes já estão sendo tomadas.
Reafirmamos nosso compromisso de trabalhar pela sociedade mineira sempre respaldados por preceitos e valores que proporcionem a manutenção da Ordem Pública, a Paz Social e do Estado Democrático de Direito em nosso Estado de Minas Gerais e, desde já, agradecemos por todo o profissionalismo, compromisso e responsabilidade da imprensa para com a difusão de notícias e informações de extrema relevância para os cidadãos e órgãos responsáveis pela segurança pública o que ratifica mais uma vez a importância destes profissionais para uma Democracia forte e verdadeira.
Telmo Tassinari Neto, Cap PM
Respondendo pela ACO/31º BPM
Conselheiro Lafaiete, 20 de fevereiro de 2019.