
Bombeiros civis de Conselheiro Lafaiete estão em Brumadinho trabalhando como voluntários no resgate de vítimas da tragédia ocorrida no começo da tarde de sexta-feira (25/01). Um dos integrantes do grupo lafaietense, Edmar Pereira Martins, contou ao Portal de Notícias Fato Real o trabalho que estão realizando: “Somos em torno de 12 bombeiros civis e saímos de Lafaiete por volta das nove horas da noite de sexta-feira e chegamos a Brumadinho em torno de 1h15 da madrugada de sábado. Já na manhã de sábado auxiliamos o Corpo de Bombeiros na retirada de alguns corpos submersos na lama. Mas, no domingo, devido ao alerta emitido de risco de rompimento de outra barragem os militares não deixaram os voluntários atuar e nem eles próprios trabalharam a maior parte do dia; a operação de resgate só recomeçou às 14h.”

Segundo Edmar Pereira, nos intervalos entre as ações de resgate, os voluntários descansam alojados num distrito próximo à Mina do Feijão. Há centenas de bombeiros civis e militares vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás e outros estados brasileiros, que se solidarizaram com o drama sem precedentes enfrentado por Brumadinho e pela população mineira. Os voluntários ajudam também no descarregamento dos caminhões que chegam a todo momento levando materiais de apoio, entrega de água e suprimentos às equipes diretamente empenhadas no campo da catástrofe e orientação às pessoas que chegam a todo momento à procura de notícias sobre conhecidos e parentes. Diante da impossibilidade de retomada dos trabalhos na manhã deste domingo, oito bombeiros civis optaram por retornar a Lafaiete.
Um dos momentos mais tensos da equipe aconteceu ontem. Ao tentar resgatar uma vaca, eles localizaram um micro-ônibus, possivelmente cheio de vítimas fatais, que deverá ser confirmado hoje com a inspeção dos bombeiros.
Os brigadistas voluntários lafaietenses devem permanecer ao longo de toda a semana em Brumadinho.
Bombeiros Militares

Na noite de sexta feira (25/01) o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado pelo Comandante da Operações do rompimento da barragem em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, o qual solicitou apoio com efetivo. Foram acionados uma equipe composta por 25 militares, sendo 15 do 4º BBM (Juiz de Fora), e 10 militares 2ª Cia Independente (Barbacena, São João del Rei e Conselheiro Lafaiete), todos com cursos específicos para atuação nesse tipo de ocorrência. A maioria atuou no incidente de Bento Rodrigues em novembro de 2015.
