
O Circuito Villas e Fazendas de Minas completa 20 anos. A celebração aconteceu na última sexta-feira (19/11), em solenidade que enalteceu o trabalho da instituição em prol do turismo da região.

O evento contou com a presença da subsecretária de Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa, que celebrou bom momento com o retorno da atividade em Minas Gerais: “O Reviva Turismo foi lançado em maio tendo como os quatro eixos principais que são: biossegurança, capacitação, marketing, promoção/estruturação. Dentro disto, a gente está contemplando várias ações, também com metas audaciosas como geração de emprego e renda e colocar Minas Gerais nos principais destinos turísticos do país. O Circuito Villas e Fazendas tem tudo isso e estamos aqui juntos trabalhando a nossa mineiridade, viajando muito, fazendo a “Gerais mais Minas” que a gente fala, descentralizando os recursos, indo nos municípios e conhecendo as realidades”.
Milena Pedrosa destacou que é importante que as regiões do estado se beneficiem desse crescimento do turismo. É nisto que, segundo ela, entram ações como a do Villas e Fazendas.
O evento teve a presença dos prefeitos das doze cidades filiadas: Caranaíba, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Itaverava, Lamim, Piranga, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes, Senhora de Oliveira.

Deputado
Na ocasião, o deputado estadual Glaycon Franco (PV) foi reconhecido como entusiasta e apoiador do turismo e da cultura da região, com ações pontuais e emendas parlamentares. O parlamentar detalhou sua visão sobre esta área: “Eu que conheço os primeiros passos do Circuito Villas e Fazendas, fui incentivador deste projeto, porque eu acredito no turismo, acredito no desenvolvimento da cultura. Na minha opinião, o eixo do turismo e da cultura é que de fato, vai transformar a realidade da nossa região e dos mineiros e mineiras”, destaca.

Glaycon Franco destacou que, desde que foi eleito deputado estadual ele tem defendido esses setores na Assembleia Legislativa. O deputado que foi membro da Comissão do Turismo e Cultura, destaca que brigou pelo fortalecimento dessas áreas na região e que o Circuito Villas e Fazendas é importante catalisador do turismo nas cidades em que está presente.
O parlamentar destinou recursos para sinalização com os marcos do caminho da via gastronômica.
Na ocasião foi assinada pelos prefeitos das 12 cidades filiadas, a carta de adesão ao projeto “Rota Villas e Fazendas”. Também foi anunciada para 2022 a retomada do Circuito Gastronômico Sabores das Villas.