Fato Real
Destaque Lafaiete

Retorno de aulas presenciais divide opiniões

Aulas poderão voltar em agosto
Aulas poderão voltar em agosto

Cresce a expectativa para a volta às aulas de forma presencial em Conselheiro Lafaiete. Nesta terça-feira 03/8 o comitê de gerenciamento instituído para acompanhar a questão apresentou proposta da retomada de forma escalonada, na rede municipal de ensino (escolas públicas e privadas), a partir de 25/08/2021.

O comitê é formado pelo Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Superintendência de Ensino, escolas particulares e Ministério Público. Eles avaliam e discutem a melhor forma de se fazer o retorno às aulas presenciais.

A melhora no cenário epidemiológico do município fez com que o comitê chegasse a conclusão de que agosto deve ser o momento do retorno às aulas presenciais. O retorno, no entanto, não será obrigatório. Os pais terão a opção de manter os filhos no ensino remoto.

Segundo Roberto Sant’Ana, professor, presidente do Comitê Municipal de Saúde e vice-presidente do Comitê de Gerenciamento instituído para acompanhamento do retorno às aulas durante a pandemia, será encaminhada uma recomendação ao prefeito Mário Marcus (DEM) para que as aulas sejam retomadas ainda neste mês. Por uma questão de segurança, as aulas retornarão de maneira gradual. Os primeiros a voltarem para as salas serão os alunos dos anos iniciais e o fundamental I, depois o fundamental II, ensino médio e outras modalidades de ensino posteriormente.

Roberto Sant’Ana
Roberto Sant’Ana

Sant’Ana informa que as escolas irão preencher um termo em que o diretor ou proprietário do estabelecimento afirma que estará cumprindo todas as diretrizes sanitárias. Além disso, haverá uma lista de itens que serão avaliados pela Vigilância Sanitária. Posteriormente, essa escola estará sujeita a fiscalização periódicas para garantir a segurança dos alunos e funcionários do estabelecimento de ensino.

Participação de todos

Roberto Sant’Ana avalia que a conscientização e participação dos pais e alunos serão essenciais para que sejam mantidas as normais de segurança: “É fundamental que os pais, alunos e a comunidade escolar de uma forma geral, tenham plena consciência de suas responsabilidades, cumpram as determinações sanitárias e tenham todas as ações necessárias para evitarem aglomeração. Algumas preocupações que tivemos que vão depender muito dos pais e do aluno é fora da escola, no entorno. […] Isso é essencial e vamos tentar trabalhar de forma maciça com a ajuda da imprensa, do Instagram, de reuniões com os pais para que todos estejam conscientes disso”.

Particular, o colégio Nazaré está adaptado para receber alunos
Particular, o colégio Nazaré está adaptado para receber alunos

A retomada de aulas presenciais fica vinculada ao cumprimento de critérios sanitários e administrativos, estabelecidos em protocolo atualizado de acordo com o normativo estadual, que está sendo aguardada a publicação para hoje pelo município.  Deverá ser publicado,  nos próximos dias, decreto municipal, em que serão apresentadas as datas definitivas.

Uma das escolas particulares de Lafaiete, o colégio Nazaré está adaptado para a nova fase de ensino. Há faixas marcado distanciamento entre as carteiras para evitar a aproximação dos alunos; instalação de computadores e sistema de câmeras para transmissão de aulas on line no sistema híbrido.

Já pais de estudantes de escolas públicas demonstram preocupação com a falta de estrutura e o excesso de alunos por sala de aula.

Enquete

Enquete feita no Instagram do Fato Real mostra que o tema divide opiniões. Mais de 1000 pessoas responderam se são ou não favoráveis ao retorno presencial das aulas.

 

Fato Real