Fato Real
Lafaiete Polícia

Covardia: Casinhas de cães comunitários são incendiadas

Um ato de covardia praticado contra animais revoltou moradores do bairro Novo Horizonte, em Conselheiro Lafaiete.

As chamadas casinhas dos cães comunitários foram queimadas. Uma imagem de câmera de segurança mostra quando um homem passa em frente a uma casinha, retorna e imediatamente ela começa a pegar fogo e os cães saem. Antes um carro preto foi visto passando pelo local algumas vezes.

Local antes de ser queimado

O fato ocorreu de sexta-feira (2) para o sábado (3). Três casinhas que abrigavam os cinco cães foram incendiadas.

Local onde as casinhas foram destruídas

O ato revoltou a comunidade, já que os animais são inofensivos, castrados, vermifugados e vivem como cães comunitários.

Animal voltou para casa e ficou entre as cinzas

O fato foi denunciado à Polícia Civil, que esteve no local e tenta identificar o culpado. A Lei Municipal 4919/19 e também uma Lei Estadual de 2017 garantem a legalidade do cão comunitário, desde que castrado e vacinado.

A veterinária e defensora dos animais, vereadora Carla Sassi tomou conhecimento do caso e acompanha a denúncia. “No CCZ são mais de 40 cães cadastrados na cidade. Todos com assistência no setor. Esses do Novo Horizonte atendem todos os requisitos e são muito bem cuidados pelos moradores. Ressalto que não gosto de animais na rua, mas enquanto não houver lares para todos, defendo o cão comunitário. Desde que atenda os requisitos necessários e não ofereça risco à população. O CCZ não é depósito de animais. Hoje lá são quase 200 cães esperando adoção. Então, o cão comunitário é uma alternativa para que os cães sejam assistidos com o básico”, ponderou.

Nenhum cão ficou ferido. Eles saíram das casinhas quando o fogo começou.

Fato Real