Fato Real
Destaque Gerais

Força-tarefa tenta debelar incêndio na serra de Ouro Branco

Fogo atinge a serra de Ouro Branco
Fogo atinge a serra de Ouro Branco

Desde ontem, equipes do Instituto Estadual de Florestas ( IEF) estão no combate à um incêndio de grandes proporções que está ameaçando a serra de Ouro Branco.  Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas nesta quinta-feira 09/09 e já estão atuando junto do IEF no combate e coordenação da operação.

Os focos se concentram principalmente abaixo do paredão da serra, uma área de vegetação mista entre pasto e mata. Uma linha de fogo permanece no paredão propriamente dito com acesso impossível, levando os combatentes a fazerem o controle no topo da serra.

Ainda não há um cálculo de área atingida, mas a grande maioria dos danos se concentrou na reserva. A serra tem terreno muito irregular e rochoso, com poucas estradas e acessos, dificultando muito o alcance das equipes.

Na tarde de hoje foram empenhados 23 combatentes, 2 aviões Air Tactor e 1 helicóptero do Previncêndio. Amanhã cedo as equipes retornarão para o combate.

População deve ficar afastada do local
População deve ficar afastada do local

O parque está fechado para visitação. Os moradores não devem se aproximar da área para tentar combater as chamas; esse trabalho é realizado por autoridades competentes, com equipamentos próprios.

Sobrevoando a área

O parque é gerido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A força-tarefa do Estado, Associação Mineira de Defesa Ambiental (AMDA), Brigada Carcará, brigadistas voluntários, Proteção e Defesa Civil de Ouro Branco, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros Militares, com apoio das aeronaves do Governo do Estado buscam debelar as chamas.

O prefeito Hélio Campos esteve na tarde dessa quinta-feira no Comando de Operações, na Praça de Eventos, onde a equipe da força-tarefa organiza as ações de combate às chamas no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco.

Em seguida, o prefeito fez um sobrevoo na área atingida pelas chamas e acompanhou o trabalho em campo das equipes.

Fato Real