A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL) completa 33 anos nesta sexta-feira (18), mesma data em que foi oficialmente instalada em 1993. A celebração será realizada no Solar Barão de Suaçuí e integra a programação cultural de Conselheiro Lafaiete. No sábado (19), aniversário do município, a entidade entrega o Diploma da Ordem dos Construtores do Progresso de 2026 a três nomes ligados à cultura, à advocacia e ao setor empresarial da cidade.
Criada durante as comemorações pelos 203 anos de emancipação política de Lafaiete, a Academia teve sua sessão de instalação realizada no Teatro Municipal Placidina de Queirós. Na ocasião, foram aprovados os estatutos elaborados por uma comissão de 13 intelectuais e empossados 65 acadêmicos. Atualmente, são 40 cadeiras.
Da literatura à preservação da memória
A trajetória da ACLCL tem raízes anteriores à fundação oficial. A entidade se relaciona com a tradição literária do antigo Grêmio Literário Napoleão Reys, surgido entre as décadas de 1920 e 1930, e com a retomada do projeto pelo professor Alberto Libânio Rodrigues. Desde então, a Academia passou a produzir e preservar livros, anuários, pesquisas e registros biográficos sobre a história e a cultura de Lafaiete.
A instituição é presidida pelo jornalista Moisés Mota, que iniciou em 2024 seu terceiro mandato à frente da Academia. A jornalista e acadêmica fundadora Márcia Carreira ocupa a vice-presidência.
No sábado, a ACLCL entregará a Ordem dos Construtores do Progresso, criada em 1994 para reconhecer contribuições ao desenvolvimento de Lafaiete. Serão homenageados o Kennedy Neves Studio, pelo trabalho de formação musical e incentivo à cultura; o advogado Rafael Pinheiro Ank, presidente da 2ª Subseção da OAB; e o empresário Vander Odilon Ferreira, proprietário da Viação São Luiz.
