Conselheiro Lafaiete chega ao início oficial da campanha eleitoral de 2026 com nove candidaturas homologadas para deputado federal e estadual. São sete nomes na disputa pela Câmara dos Deputados e dois pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A composição reúne vereadores, ex-ocupantes de cargos públicos, lideranças políticas e nomes ligados à atuação comunitária. As candidaturas foram escolhidas nas convenções partidárias realizadas em Belo Horizonte e ainda precisam cumprir as etapas de registro na Justiça Eleitoral.
Na disputa por uma vaga na Assembleia estão Damires Rinarlly (PV) e Glaycon Franco (PSDB). Vereadora reeleita, Damires obteve 3.406 votos em 2024 e construiu sua atuação em pautas sociais, direitos das mulheres, educação, saúde, meio ambiente e proteção de grupos vulneráveis. Glaycon Franco, médico e natural de Lafaiete, atualmente exerce mandato de deputado federal, depois de ser efetivado na Câmara em maio deste ano. Agora, retorna à disputa estadual, onde já exerceu mandatos. Tambem foi vereador em Lafaiete e tem uma carreira política consolidada.
Sete nomes miram Brasília
Para deputado federal, a lista é formada por Neuza Mapa (Avante), Carlos Magno (PSD), Fabrício Sírio (PSD), Silvana Miranda (PSD), Erivelton Jayme (PRD), Cléber Múcio de Moraes (Rede) e Darci Tavares (MDB). Neuza, natural de Itaverava, já disputou eleições para deputado federal e para a Prefeitura e tenta novamente ampliar sua presença eleitoral na região. Carlos Magno é ex-vereador e também presidiu o Aimoré Esporte Clube. Fabrício Sírio chega à disputa ligado ao setor de promoção de evento. Silvana Miranda atua como fotógrafa. Erivelton Jayme é vereador, foi reeleito em 2024 com a maior votação da cidade e presidiu a Câmara Municipal de Lafaiete. Cléber Múcio e Darci Tavares completam a relação, sendo Darci ex-vice-prefeito do município.
O quadro revela uma disputa pulverizada pelo eleitorado regional. Três candidatos federais estão no PSD, enquanto os demais estão distribuídos entre cinco legendas. Na prática, o principal desafio não será apenas conquistar votos em Lafaiete, mas transformar reconhecimento local em votação regional, especialmente diante da concorrência de candidatos de cidades vizinhas. A divisão do eleitorado pode favorecer candidaturas com estruturas partidárias mais fortes, mas também abre espaço para nomes com atuação direta em bairros e segmentos específicos.
A largada oficial ocorre neste domingo, 16 de agosto, quando passa a ser permitida a propaganda eleitoral nas ruas e na internet. O prazo para registro das candidaturas termina neste sábado, dia 15, às 19h. O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão começa em 28 de agosto. Portanto, a relação atual representa o quadro definido pelas convenções, mas o cenário eleitoral ainda pode sofrer ajustes antes da consolidação dos registros.
