O governador de Minas, Mateus Simões, estará em Barbacena nesta segunda-feira (27), para cumprir uma série de compromissos oficiais no município. A visita faz parte do projeto itinerante Governo Presente, iniciativa que leva a estrutura administrativa estadual a cidades-polo com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços públicos e reduzir a necessidade de deslocamentos para outras regiões. Sendo assim, Barbacena será a capital mineira entre os dias 29 e 30 de abril.
O programa ocorre entre março e julho e prevê a passagem por 20 municípios mineiros, reunindo em um único espaço diversos atendimentos e órgãos do Estado. A proposta é aproximar a gestão pública dos cidadãos e promover escuta direta das demandas locais. Antes de Barbacena, o projeto já passou por cidades como Ouro Preto, Uberaba, Uberlândia, Ipatinga, Ubá, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Diamantina.
Durante a permanência do governador, Barbacena passará a ser simbolicamente a capital de Minas Gerais e sediará, nos dias 30 de abril e 1º de maio, a Praça de Serviços Governo Presente. No local, a população terá acesso a diversos atendimentos, incluindo emissão de documentos, regularização de escrituras, orientações sobre refinanciamento de dívidas imobiliárias, vacinação, oportunidades de emprego e apoio ao produtor rural. Também estarão disponíveis serviços como regularização ambiental, negociação de contas, emissão da Carteira do Artesão, orientação para microempreendedores e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Diversos órgãos estaduais participarão da ação, entre eles a Polícia Civil de Minas Gerais, a Polícia Militar de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, além de secretarias estaduais, Cohab Minas, Emater-MG e Copasa, oferecendo atendimento direto e concentrado à população.
