Os atendimentos da Carreta da Saúde da Mulher seguem em Conselheiro Lafaiete, reforçando a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama e de outras doenças ginecológicas. Somente nesta terça-feira (27), foram realizados 62 atendimentos, sendo 37 mamografias, 22 ultrassons transvaginais, um ultrassom de mama e duas consultas.
A unidade móvel, iniciativa do Governo Federal, atende mulheres de municípios da microrregião de saúde. Além de Lafaiete, estão contempladas pacientes de Queluzito, Itaverava, Rio Espera, Lamim, Piranga, Caranaíba, Cristiano Otoni, Catas Altas da Noruega, Casa Grande, Senhora de Oliveira e Santana dos Montes.
Na terça-feira, os atendimentos foram destinados a moradoras de Santana dos Montes. Nesta quarta-feira (28), a programação é voltada às pacientes de Senhora de Oliveira, com vagas intercaladas para mulheres de Lafaiete.
O atendimento ocorre no Poliesportivo Municipal, no bairro Carijós, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, seguindo a fila regulatória do SUS. Estão sendo atendidas exclusivamente mulheres que possuem pedido médico registrado no sistema e que foram previamente contatadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Para ter acesso aos exames, o primeiro passo é protocolar o pedido médico na Secretaria de Saúde do município de origem. A orientação é que a paciente compareça no dia e horário agendados ou comunique com antecedência a impossibilidade de presença, evitando prejuízos à organização da fila.
Os atendimentos tiveram início na sexta-feira (16) e seguem por 30 dias. A capacidade diária varia entre 40 e 60 procedimentos. O reforço representa um avanço importante para ampliar o acesso à saúde feminina e agilizar diagnósticos que fazem diferença na qualidade de vida das pacientes.
