Um princípio de incêndio na cozinha industrial de uma fornecedora de refeições mobilizou o Corpo de Bombeiros na madrugada desta segunda-feira, 29 em Barbacena. As chamas atingiram duas fritadeiras industriais na empresa CRV – Servir Refeições Coletivas, instalada na Praça Professor Osmar Faria, no bairro São José. A unidade é responsável pela alimentação do Hospital Regional e do Hospital Psiquiátrico de Barbacena.
O chamado chegou por volta de 5h. No local, os militares encontraram o fogo confinado aos equipamentos. Uma das fritadeiras continha cerca de 50 litros de óleo quente. O risco era de propagação do incêndio e de explosão térmica, cenário comum quando há contato entre óleo superaquecido e outros materiais combustíveis.
A operação começou com avaliação técnica da área e um rápido alinhamento entre as equipes. O combate adotou técnicas de abafamento. As tampas das próprias fritadeiras foram usadas para cessar a entrada de oxigênio. Em seguida, a cozinha passou por exaustão de fumaça e vistoria completa para garantir a dispersão dos gases e eliminar qualquer possibilidade de reignição.
Os bombeiros atuaram com Equipamentos de Proteção Individual e Respiratória. A cozinha permaneceu isolada até que a temperatura do óleo atingisse um nível seguro. A permanência da guarnição no local evitou novas ocorrências e assegurou a retomada controlada do ambiente. Não houve vítimas. Após a estabilização, o imóvel foi liberado. A empresa deverá revisar protocolos internos e estrutura de ventilação.
