Com o volume de chuvas, buracos se abrem, calçamentos cedem e a rotina de quem precisa se deslocar muda de ritmo. Para enfrentar esse cenário, a Prefeitura de Congonhas mantém uma força permanente de manutenção, que percorre bairros diariamente e atende pontos críticos definidos pela Diretoria de Manutenção de Vias.
Desde o início de novembro já foi realizada a operação tapa-buracos em vias como Delfina Corrêa, Capitão Olímpio, Nossa Senhora d’Ajuda, Geraldo Magela, Izabelinha, Raimundo Sabará, Manganês, Granito, Ana Paula Dias Leite e Virgínia Josefina Guerra.
As equipes também atuaram nas avenidas Michael Pereira de Souza, Rosa Assunção e JK, além dos bairros Dom Oscar, Jardim Profeta, Cinquentenário, Eldorado, Joaquim Murtinho, Nova Congonhas, Primavera, Residencial, Tijucal, Vila Andreza e Santa Rosa. A Praça de Eventos e a Rodoviária, no Centro, igualmente receberam reparos.
Um ponto de atenção foi a lateral da Romaria. O piso havia afundado após uma intervenção de calçamento em 2024. Para evitar novos danos, foi construída uma barreira de cimento que estabilizou as pedras e devolveu segurança ao tráfego. Outro calçamento refeito foi o que fica sob o pontilhão da Ladeira com a Rua Benedito Quintino, área de alto fluxo de pedestres e veículos.
O planejamento da Diretoria de Trânsito também resultou na instalação de novos quebra-molas em locais estratégicos. As intervenções ocorreram nas ruas Capitão Cordeiro, Raimundo Sabará, Sabará, José Quirino, Mariana, Granito, Florença com Avenida Nápolis, José Braz dos Reis, além do Barro Preto e da estrada de Santa Quitéria. A medida busca reduzir velocidade, prevenir acidentes e garantir mais tranquilidade aos moradores.
