Com foco na conscientização e no diagnóstico precoce, Congonhas realiza, entre os dias (03/11) e (08/11), a 1ª Semana de Prevenção do Câncer de Boca, dentro da campanha Novembro Vermelho – Câncer de Boca, Previna-se! O diagnóstico precoce pode salvar vidas. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Saúde Bucal e das Equipes de Saúde Bucal.
As ações acontecerão em praças públicas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com orientações, avaliações e atividades educativas. O encerramento será no Cine Teatro Leon, com o 1º Seminário da Saúde Bucal do Município de Congonhas.
De acordo com a cirurgiã-dentista Maria Clara, o câncer de boca é um tipo de tumor maligno que pode atingir diversas partes da cavidade oral, como língua, gengiva, lábios e garganta. “Feridas que não cicatrizam, manchas brancas ou vermelhas e nódulos no pescoço são sinais de alerta que exigem atenção”, explica.
O tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a exposição prolongada ao sol estão entre os principais fatores de risco. Para se proteger, é essencial manter hábitos saudáveis, praticar boa higiene bucal, usar protetor solar também nos lábios e realizar consultas regulares ao dentista.
Programação: Congonhas realiza a 1ª Semana de Prevenção do Câncer de Boca
