segunda-feira, junho 22, 2026
  • Sobre
  • Política de privacidade
Fato Real
UNIPAC
GERDAU 40 ANOS
GERDAU
SICREDI
SENAC
Hemolab
  • Home
  • Notícias
    • Gerais
    • Lafaiete
    • Regional
    • Polícia
  • Empregos & Concursos
  • Obituário
  • Contato
No Result
View All Result
Fato Real
No Result
View All Result

Milhões “torrados” em shows

29 de outubro de 2025
in Gerais
Milhões “torrados” em shows
Share on FacebookShare on Twitter

“Torrar”. É esse o verbo escolhido pelo repórter Gabriel Ronan para usar em uma das manchetes do Estado de Minas ao mencionar o fato de que, mesmo cidades pequenas e sem hospitais, têm gastado milhares de reais de emendas parlamentares em shows.

A população precisa de cultura? Shows fazem bem? Claro!! Mas algumas coisas captaram minha atenção nessa matéria como o gasto somado de 8,1 milhões de reais em apresentações artísticas pelas mencionadas cidades. Já as que possuem hospitais gastaram 29 milhões. É muito dinheiro que poderia ser investido em bens mais duráveis, que realmente suprissem questões referentes ao bem-estar do cidadão.

Outro fato para o qual me atentei foi a falta de incentivo para as manifestações culturais locais. O que importou mesmo foi pagar caro por shows de famosos, incluindo padres e sertanejos. Nesse quesito, nossa cidade não ficou atrás: temos tido muitos shows dispendiosos de variadas vertentes, enquanto, ao mesmo tempo, no festival de Congado, não havia sequer um banheiro químico para atender nem os grupos locais, nem os visitantes. Alimentação, também não houve, segundo relatado por alguns chefes de grupos participantes.

Mas para shows bastante caros, houve, sim, dinheiro. E continua havendo, mas no nosso caso, emendas de vereador, como ocorreu em evento recente, com aporte de 100 mil reais de um edil, para um total de mais de R$ 300.000 em gastos, conforme informado pela própria Secretaria de Cultura. Falando nisso, você sabia que no ano de 2025 cada vereador da nossa cidade tem mais de 700 mil reais para aplicar na cidade, sendo apenas obrigatório que metade seja em saúde?

É importante que nós analisemos esses gastos, sejam de emendas de deputados ou de vereadores. Por exemplo, já se perguntou o motivo de investimentos tão altos em apresentações de famosos que duram poucas horas em vez de em algo que efetivamente traria ganhos reais para a cidade?

Sobre o assunto, Carlos Ranulfo, cientista político entrevistado pelo Estado de Minas, afirma: “Cada deputado ou deputada pode gastar milhões por ano, enquanto o concorrente não tem isso. O mesmo vale para os prefeitos. Você vai criando uma casta política. É uma campanha de quatro anos, o que é um absurdo completo”.

Assim, dinheiro público que teria fins mais nobres e mais necessários vai sendo despendido em um arremedo contínuo de campanha eleitoral que não cessa, está sempre na boca das pessoas. Mas aí pensamos: não é também responsabilidade do povo que não percebe estar sendo enganado pela velha prática romana do pão e circo? Sim e não.

Infelizmente, nossos governantes garantem educação, notadamente a política, de baixa qualidade o que torna muitas pessoas indiferentes e/ou incapazes de perceber o engano por trás desse tipo de agrado caro e que se utiliza de dinheiro que deveria ser gasto em outras coisas. Melhorias em hospitais, escolas, incrementos na segurança pública (como câmeras e a implantação de sistemas de vigilância) – enfim, a lista de benefícios é infinita.

A velha prática de dar migalhas visíveis que enganam a população enquanto equipamentos públicos necessários ficam “a ver navios”, recebendo apenas o que é “obrigatório”, passa despercebida porque ir a shows é tão bom!

Por isso, é necessário que comecemos a nos perguntar: Há todos os remédios e materiais necessários para o atendimento na UPA e no CAPS? As escolas estão com itens pedagógicos completos, inclusive folhas para xerox e material para os alunos? Nossas ruas têm câmeras, estão plenamente asfaltadas e iluminadas? E nossa cultura local? Será que desses milhares de reais gastos em vários shows de famosos, não daria para pagar banheiro e alimentos para o festival de Congado, por exemplo? São perguntas mais que necessárias que podem nos fazer quebrar paradigmas de aceitação e começarmos a prestar atenção no que é realmente importante.

Profa. Érica
@ProfaEricaCL

Fontes:

RONAN, Gabriel. Prefeitos torram milhões de emendas pix com shows no interior. In: Estado de Minas. Disponível em: https://www.em.com.br/politica/2025/10/7267917-prefeitos-torram-milhoes-de-emendas-pix-com-shows-no-interior-veja-ranking.html

RONAN, Gabriel. Cidades sem hospital gastaram milhões de emendas pix em shows. In: Estado de Minas. Disponível em: https://www.em.com.br/politica/2025/10/7269445-cidades-sem-hospital-gastaram-milhoes-de-emendas-pix-em-shows.html#google_vignette

UniFASar

ERM



Ponto de Partida

Fato Real

Copyright © 2026 Fato Real Desenvolvido por KONSTRUKTAPP.

  • Sobre
  • Política de privacidade

Siga nossas redes

No Result
View All Result
  • Home
  • Destaque
  • Lafaiete
  • Empregos & Concursos
  • Gerais
  • Polícia
  • Obituário
  • Regional

Copyright © 2026 Fato Real Desenvolvido por KONSTRUKTAPP.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.