A Prefeitura de Congonhas promove, na terça-feira (28/10) e na quarta-feira, (29/10), a terceira audiência pública que deve consolidar as proposições para os novos Plano Diretor e Plano de Mobilidade do município.
A atividade integra a iniciativa Horizontes Congonhas, parceria da administração municipal com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), e prevê participação aberta da população. Os encontros acontecem na Câmara Municipal, com transmissão ao vivo no canal do Legislativo no YouTube.
O evento pretende apresentar e discutir diretrizes para temas como moradia digna, mobilidade urbana, proteção ambiental, resiliência, patrimônio cultural e planejamento urbano. A proposta é construir uma visão de cidade alinhada à preservação da história e ao desenvolvimento sustentável.
O primeiro dia (28/10) será dedicado ao Plano de Mobilidade, das 14h30 às 18h. No segundo (29/10), as discussões sobre o Plano Diretor ocorrem das 8h às 16h. Em ambos, moradores poderão fazer questionamentos e sugestões.
Para subsidiar o debate, foi disponibilizado o Caderno de Propostas. A população também pode enviar contribuições por meio de mapa colaborativo on-line disponível pela prefeitura.
Planejamento de curto, médio e longo prazos
As diretrizes discutidas estão organizadas em três horizontes de execução. O primeiro abrange ações imediatas, logo após a aprovação da lei. O segundo corresponde ao ano de 2030, referência da Agenda Global de Desenvolvimento Sustentável. O terceiro considera 2038, quando Congonhas completa 100 anos de fundação.
A proposta do novo Plano Diretor é estruturada em três eixos. O primeiro define regras sobre o uso e ocupação do solo. O segundo organiza ações estratégicas a serem executadas pela Prefeitura. O terceiro propõe a criação de um sistema municipal permanente de planejamento urbano. A partir desses pilares, foram estabelecidas nove estratégias que serão detalhadas na audiência.
