O Governo de Minas lançou, nesta segunda-feira (06/10), o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso 2025-2031, iniciativa que estabelece diretrizes para aprimorar a prevenção, a preparação e a resposta a desastres em todo o estado.
O plano, coordenado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), busca integrar as ações do Estado e dos municípios, reduzir riscos, ampliar a proteção à população e garantir mais eficiência diante dos efeitos das mudanças climáticas e dos eventos extremos.
Caminho nas Chuvas
Como parte do novo planejamento, foi lançado o programa Caminho nas Chuvas, considerada a maior iniciativa integrada de enfrentamento aos impactos das chuvas em Minas Gerais. O programa reúne diversos órgãos públicos e a sociedade civil para fortalecer a resiliência das cidades, com foco em áreas vulneráveis a inundações, deslizamentos e outros eventos climáticos intensos.
A ação prevê o uso de tecnologia, investimentos estratégicos e suporte técnico aos municípios, garantindo a continuidade das políticas públicas e a redução dos impactos ambientais e sociais a longo prazo.
Chamamento público
Durante o lançamento, o Estado anunciou também um novo chamamento público para as prefeituras mineiras, com o objetivo de fortalecer o Sistema Estadual de Defesa Civil. A medida é financiada a partir do rendimento do Termo de Compromisso firmado após o rompimento da barragem de Brumadinho, em 2020.
Desde então, já foram entregues 513 kits com viaturas, notebooks, trenas digitais e coletes. A nova fase inclui a distribuição de 11 viaturas 4×4 equipadas, priorizando municípios menores e com maior necessidade de apoio. Outros chamamentos estão previstos para 2026, ampliando o número de veículos e equipamentos disponíveis para as Defesas Civis municipais.
Fonte: Agência Minas
