O Encanta Lafaiete – Festival Internacional de Corais chega à sua 22ª edição reafirmando sua vocação de ser ponte entre culturas, gerações e povos. Mais do que um festival, é um encontro de vozes que se entrelaçam para celebrar a música coral como expressão de arte, convivência e humanidade.
O evento acontece entre os dias 17 e 25 de setembro em Conselheiro Lafaiete e Itabirito, e oferece ao público concertos, oficinas, homenagens e momentos de partilha que transcendem o palco.
Homenagens
Nesta edição, duas homenagens especiais marcam a programação. A primeira é para o Coral Canarinhos de Itabirito, que completa 52 anos de uma história vibrante, ecoando uma voz que, não se apaga, transformando a música em eternidade.
O festival presta tributo a esta obra viva, em particular ao Madrigal Roda Viva, que se irmana a este coro-escola, legado e fonte de inspiração para a arte. A segunda homenagem celebra os 32 anos da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete.
Além dos concertos, o festival oferece momentos de aprimoramento vocal. A programação inclui a participação do maestro Aldo Adrián Guerrero (México), que conduzirá oficinas de “Exploração corporal e afetiva para um resultado vocal pleno” e “Aquecimentos lúdicos para um canto compartilhado e consciente”.
Celebração coletiva
O Encanta Lafaiete se mantém como um dos maiores festivais de corais de Minas Gerais, reafirmando que o canto coletivo é um caminho de identidade, memória e construção de comunidade.
Como expressa a frase do festival, “Quando as vozes se unem, a cidade canta”. O festival promete uma experiência rica em emoções e beleza, celebrando a música e o espírito humano.
Programação

No dia (16/09), a abertura no Solar Barão do Suaçuí, em Lafaiete, terá apresentação de boas-vindas do Madrigal Roda Viva ao Coro Universitário A Viva Voz.
Em (17/09), no mesmo espaço, se apresentam o grupo panamenho, o Coral UFMT e o Madrigal Roda Viva. Já em (18/09), o Cine Teatro Liz Bastos, em Itabirito, recebe corais nacionais e internacionais, incluindo os Canarinhos de Itabirito.
A noite de (19/09) terá apresentações simultâneas no Auditório da OAB e na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. No sábado (20/09), além da exibição do documentário que celebra os 25 anos do Madrigal Roda Viva, acontecem oficinas e concertos no Auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Lafaiete.
O encerramento está marcado para (25/09), na Capela de Santo Antônio, em Conselheiro Lafaiete, com a participação do Coral Cidade dos Profetas e do Madrigal Roda Viva.