Congonhas sediará, nesta sexta-feira (22/08), a 1ª Conferência Municipal da Qualidade do Ar – Desafios e Boas Práticas, evento que reunirá especialistas, representantes do poder público, empresas e a comunidade para debater os impactos da poluição atmosférica e buscar soluções conjuntas.
O encontro será realizado no Museu de Congonhas, das 8h às 17h, com uma programação que inclui palestras, painéis de debate, oficinas participativas e apresentações técnicas.
Debates e soluções
Na parte da manhã, os participantes terão acesso a um panorama completo da qualidade do ar no município, incluindo a evolução do monitoramento entre 2017 e 2024, os impactos da poluição sobre a saúde e o meio ambiente, além de atualizações legislativas e o papel da gestão pública na área.
Já no período da tarde, a atenção se volta para ações práticas e participação social. Empresas e comunidade serão convidados a apresentar boas práticas para redução de emissão de poeira e a contribuir na oficina participativa que elaborará uma carta aberta com compromissos e propostas de ação.
Contexto local
Congonhas enfrenta há anos desafios relacionados à emissão de partículas atmosféricas, principalmente devido à atividade mineradora. A conferência surge como espaço de diálogo transparente e construção coletiva, fundamental para avançar em medidas que conciliem desenvolvimento econômico e qualidade ambiental.
Segundo os organizadores, o objetivo é fortalecer parcerias e mobilizar esforços conjuntos em prol de um ar mais limpo. A expectativa é que a carta aberta elaborada ao fim do encontro sirva como instrumento de cobrança, referência e compromisso para empresas, governo e sociedade civil.
Mais informações: https://www.congonhas.mg.gov.br/index.php/congonhas-debate-desafios-e-solucoes-para-a-melhoria-da-qualidade-do-ar/
