
Um encontro realizado na sede do INDI (Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais), em Belo Horizonte, reuniu representantes da empresa Gerdau e lideranças políticas e da sociedade civil de Conselheiro Lafaiete. O objetivo foi fomentar o desenvolvimento econômico da região, com foco na geração de empregos e melhoria da renda.
O deputado Glaycon Franco, que tem articulado as reuniões com o INDI, fez questão de destacar a excelente localização de Conselheiro Lafaiete. Segundo o parlamentar, a cidade ocupa posição estratégica no estado, oferecendo plenas condições para abrigar as linhas de produção de grandes empresas, proporcionar a qualificação de mão de obra e promover a empregabilidade da população.
O gerente-executivo da Gerdau, Wendel Silva, confirmou o interesse da Gerdau em instalar uma de suas indústrias no entorno de Conselheiro Lafaiete e tornar mais próximo o relacionamento com o município, principalmente em razão da logística oferecida pela região. A cidade, situada às margens da BR-040, oferece fácil acesso aos demais estados da região sudeste. As indústrias que se instalarem em Conselheiro Lafaiete também serão abastecidas pelo gasoduto que contorna os limites da cidade.
Sobre as contratações de trabalhadores, a Gerdau manifestou a intenção de que as novas vagas a serem preenchidas prestigiem cada vez mais a região.
Durante a reunião foram apresentadas à Gerdau áreas do município com alto potencial para a implantação de um parque industrial, que também serão estudadas por um grupo de trabalho a ser formado.
Como prova da relevância assumida pela cidade no cenário econômico regional e da influência exercida por suas lideranças, o INDI manifestou interesse em assumir uma cadeira no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete, convite que havia sido feito anteriormente pelo deputado Glaycon Franco.