O Corpo de Bombeiros de Barbacena foi acionado, na tarde desta segunda feira , dia 4, para realizar o salvamento de quatro maritacas presas em um telhado de uma residência, no bairro Santa Efigênia
Uma mulher viu as aves se debatendo e gritando no telhado da residência, com as patas presas em pedaços de linhas e barbantes. Assustada, sem ter o que fazer devido a altura e o sofrimento das aves, acionou o Corpo de Bombeiros.
Com o uso de uma escada os bombeiros chegaram até as maritacas, cortaram as linhas, e retiraram as aves com segurança. Já em solo, foi possível cortar todas as linhas e livrar uma a uma, pois os animais estavam com as patas embaraçadas com as linhas.
Aparentemente as maritacas estavam desidratadas, debilitadas e com ferimento. Por se tratar de uma espécie silvestre, foi necessária grande cautela por parte da guarnição, para não agravar o estado delas. As aves foram conduzidas à clínica veterinária apoiadora, Late e Mia, para avaliação e cuidados da equipe de plantão.
É importante ressaltar que, em caso de se deparar com animais silvestres feridos, ou presos, deve-se manter a distância e fazer contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.