sábado, junho 27, 2026
  • Sobre
  • Política de privacidade
Fato Real
SENAC EXTRA
UNIPAC
GERDAU 40 ANOS
GERDAU
SICREDI
SENAC
Hemolab
  • Home
  • Notícias
    • Gerais
    • Lafaiete
    • Regional
    • Polícia
  • Empregos & Concursos
  • Obituário
  • Contato
No Result
View All Result
Fato Real
No Result
View All Result

Com poucos alunos em salas, dia segue tranquilo em escolas de Lafaiete

20 de abril de 2023
in Destaque
Região tem menor taxa de crimes violentos do estado
Share on FacebookShare on Twitter

Até o fechamento esta matéria, nenhum incidente havia  ocorrido em escolas de Conselheiro Lafaiete nesta quinta-feira (20/04), dia escolhido simbolicamente pelo governo de Minas Gerais para implementar o reforço da segurança nas escolas em todo o estado. Em entrevista ao “Jornal Falado Carijós”, o  prefeito Mário Marcus buscou passar tranquilidade às famílias  e lembrou que, antes mesmo do anúncio das medidas emergenciais em âmbito estadual, o Município já havia se antecipado reforçando a atuação da Guarda Municipal em parceria com a Polícia Militar, o que possibilitou a intensificação das rondas escolares e a presença ostensiva dos policiais, não apenas zelando pela segurança, mas também proferindo palestras e buscando tranquilizar professores, alunos e servidores da educação.

Simultaneamente, segundo o prefeito, começou a ser feito um trabalho de médio e longo prazo de avaliação do comportamento de alunos cuja postura desperte algum tipo de preocupação no ambiente escolar: “Diante da expectativa criada em torno do dia de hoje, estamos fazendo um acompanhamento especial. Em relação às ameaças, tudo não passou de boatos, não há nada concreto. Através de seu serviço de inteligência, a polícia não confirmou nenhuma informação. A única coisa que percebemos foi a evasão de alunos das escolas. Diante da expectativa de que seria um dia atípico, diversas escolas estão reportando que muitos estudantes não compareceram. No mais, corre tudo tranquilo e dentro da normalidade e a polícia está cuidando da segurança”.

Questionado sobre como ficará a segurança das escolas da cidade a partir da próxima semana, o prefeito confirmou que a instalação de câmeras de monitoramento nos prédios se encontra em fase de licitação. O cuidado, porém, é não deixar que os estabelecimentos escolares se assemelhem a prisões: “Daqui pra frente vamos estreitar o diálogo com a Superintendência Regional de Ensino, os órgãos de segurança e o Ministério Público para definir ações a serem implementadas nas escolas. Serão desenvolvidos trabalhos de orientação aos diretores e aos pais, pois não podemos passar aos alunos a sensação de que estejam indo para a prisão. O consenso geral, apoiado inclusive por psicólogos, é de que os alunos precisam estar seguros de que estão frequentando um ambiente de aprendizado e convivência. Vamos sim adotar as medidas de segurança cabíveis, mas também orientar os pais e permanecer atentos para detectar situações excepcionais”, afirmou Mário Marcus.

UniFASar

ERM



Ponto de Partida

Fato Real

Copyright © 2026 Fato Real Desenvolvido por KONSTRUKTAPP.

  • Sobre
  • Política de privacidade

Siga nossas redes

No Result
View All Result
  • Home
  • Destaque
  • Lafaiete
  • Empregos & Concursos
  • Gerais
  • Polícia
  • Obituário
  • Regional

Copyright © 2026 Fato Real Desenvolvido por KONSTRUKTAPP.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.